Sistemas operacionais mobiles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FUMEC
MBA em Gerência de Telecomunicações e Redes de Computadores

BRUNO DE CASTRO LOPES
GILBERTO DA SILVA REIS
LYSANDRO DE CARVALHO VICTORIA JUNIOR
MARCONE PAULO DOS SANTOS
POLIDORO FENNER MORAES

Análise do Sistema Operacional iOS Apple:
Comparativo dos Sistemas Operacionais Modernos aos
Sistemas Operacionais Portáteis

Belo Horizonte
2012
RESUMO

O artigo tentadescrever de forma sucinta como o Sistema Operacional iOS foi desenvolvido e estruturado, com foco nos módulos de Gerência de Processos, Gerência de Memória, Gerência de arquivos e Gerência de I/O, em comparação com o Sistema Operacional Windows. O artigo também mostra um pouco da trajetória da Apple até a presente data.

Palavras-chave: iOS, Apple, Sistema Operacional, Processos, Memória,Arquivos, Entrada-saída.

ABSTRACT

The article attempts to describe briefly how the iOS operating system was developed and structured, with a focus on modules Process Management, Memory Management, File management and management of I / O, compared with Windows OS. The article also shows a little of the history of Apple to date..

Keywords: iOS, Apple, Operating System, Process, Memory, Archives,Input-Output.



1. Introdução

Este artigo tem por objetivo demonstrar como e a estrutura do Sistema Operacional iOS (desenvolvido para plataforma móvel da Apple), e sua similaridade com os Sistemas Operacionais modernos, com foco nos módulos de Gerência de Processos, Gerência de Memória, Gerência de arquivos e Gerência de I/O.

A metodologia de pesquisa desenvolvida segue o expostona literatura indicada: Sistemas Operacionais Modernos do autor Andrew S. Tanenbaum, todos os comparativos estão embasados nesse autor e em outras literaturas acadêmicas ou não, e de outros autores conforme consta na referência no final do artigo.

Mas antes de entrarmos no assunto Sistemas operacionais, tema deste trabalho sentimos a necessidade revermos rapidamente a trajetória da Appleempresa fundada por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne com o nome de Apple Computers, na Califórnia em 1976, devida sua grande relevância para o mercado de Tecnologia da Informação atualmente e o impacto que vem causando no mercado a cada novo lançamento.

Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes índie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiuuma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca. Infelizmente, toda história possui um começo, meio e fim, e na data de 24/08/2011 Steve Jobs anuncia oficialmente a sua renuncia do cargo de CEO da Apple e em 05/10/2011, vem a falecer.

Retomando a trajetória, dos sistemas operacionais,lançados pela Apple, basicamente eles podem se divididos em duas encarnações. A primeira que durou até a versão 9 e foi o sistema criado junto com a plataforma Macintosh lançada em 1984, hoje essa versão e conhecida como Mac OS Classic. Nas últimas duas versões o sistema operacional, passa a ser conhecido como Mac OS X.

FIGURA 1: Roadmap de lançamento da linha de sistemas operacionais Mac OS
Fonte:Wikipédia

Voltando então um pouco no tempo, toda a revolução que vemos hoje se inicia com o lançamento da plataforma Macintosh e do Mac OS Classic em 1984, vindo a tornar-se o primeiro sistema operacional comercialmente viável dotado de interface gráfica dentre computadores pessoais, ocupando impressionantes 216KB em disco. Em anos anteriores, outros sistemas com interface gráfica foramdesenvolvidos, mas eram de quatro a doze vezes mais caros do que o Macintosh no seu lançamento, não obtendo vendas expressivas.

Em 1985, Steve Jobs, deixaria a Apple e, pouco tempo depois, fundaria a NeXT, algo que teria relevância não apenas neste momento, mas seria de grande importância para o futuro do Mac OS X. Na NeXT novamente hardware e software eram desenvolvidos para uso conjunto. O...
tracking img