Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DE MARINGÁ
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTE
Disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico
Profª: Maria Virginia

Flaviane Mendes Queiroz nº 06
Quelli Rodrigues da Silva nº13
Cristiane Campos nº04
Lexsandra Gili Gonçalves nº09
Marlene
Iracema

POLÍTICAS PUBLICAS
NO
BRASIL

MARINGÀ
2011
INTRODUÇÃO

Com o conceito claro depolíticas publicas, todos entendem a linguagem usada.
Vamos indicar alguns elementos do conceito, delimitas suas abrangências em termos de esfera de poder político (nível federal, estadual, municipal) e de conteúdo temático (político, econômico, social, saúde, educação, assistência social, etc.).
Procura-se também entender o processo que vai de sua formulação á avaliação dos resultados e como osmovimentos populares podem destes participar, seja para tentar influir nas políticas já em vigor, seja para apresentar alternativas que possam atender os interesses da maioria da população.
Para interferir diretamente nesse processo, sobre tudo no nível local, procura-se identificar as possibilidades e espaço existentes, as dificuldades e limites da atual prática, as contradições dos projetos demunicipalização e as indicações de caminho para se construir propostas articuladas de políticas de desenvolvimento integrado e sustentável.



COMO SURGIU A POLITICA?

A Política de Aristóteles

Aristóteles chegou a Atenas com 18 anos para estudar na Academia Platônica. Era natural da pequena cidade de Estagira, no norte da Grécia onde nasceu em 384 a.c, filho de um médico da cortemacedônica. Mais tarde, o rei Felipe II, provavelmente por indicação de seu doutor, solicitou-lhe que assumisse a função de preceptor do jovem príncipe, o seu filho Alexandre. Aquele que se tornaria o conquistador do império persa e um dos maiores generais da história.
Regressando a Atenas após ter cumprido a tarefa após ter cumprido a tarefa, decepcionou-se por Platão, seu mentor intelectual, nãotê-lo indicado como seu sucessor na Academia. Em vista disso, resolveu fundar uma escola anexa ao templo de Apolo Liceo.
Com a repentina morte de Alexandre e Grande nas terras do Oriente em 323 a.c, Aristóteles viu-se ameaçando por uma agitação antimacedônica, visto que os atenienses o tinham não só agente dos interesses do conquistador.
Ameaçado, o filósofo refugiou-se em Cálcis, evitando, como eledisse que Atenas atentasse novamente contra a filosofia, tal como ocorrera antes dele com Anascágoras, com Díagoras e Protágoras, e também com Sócrates. Lá, no exílio, ele faleceu em 322 a.C., com pouco mais de sessenta anos.
As políticas Cérebro prodigioso e de saber enciclopédicos, Aristóteles compôs dois grandes trabalhos sobre a ciência política: “Política” (Politéia) que provavelmente eramlições dadas no Liceo e registradas por seus alunos, e a” Constituição de Atenas”, obra que só se tornou mais conhecida, ainda que em fragmentos, no final do século XIX, mais precisamente em 1880, quando foi encontrada no Egito; registra as várias formas de alterações constitucionais que ela passou por obras dos seus grandes legisladores, tais como Dracon, Sólon, Pisístrado, Clístenes e Péricles eque também pode ser lida como uma história política da cidade.
Enquanto seu mestre Platão inclinou-se preferencialmente por fazer desenhos de construções sociais imaginárias, utópicas por projeções sobre qual o melhor futuro da humanidade, Aristóteles seu discípulos mais famosos, procurou tratar das coisas reais, dos sistemas políticos existentes na sua época. Atentou por classificá-los,definindo suas características mais proeminentes, separando-os em puros ou pervertidos. Desta forma, enquanto, Platão inspirou revolucionários e doutrinários da sociedade perfeita, Aristóteles foi o mentor dos grandes juristas e dos pensadores políticos mais inclinados a ciência ao realismo. Aristóteles (384-322 a. C.)

O QUE É POLÍTICA?

Falar de política, não é difícil, mas o difícil é dar uma...
tracking img