A ciencia o poder e os riscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexão Filosófica
A Ciência o Poder e os Riscos
Será então a ciência um bem essencial ou uma arma de destruição maciça?
Não é uma pergunta fácil de responder. Mas sabemos que a ciência podetornar lados muito diferentes e paradoxos, quando digo paradoxos quero dizer que a ciência pode tornar lados muito absurdos e contraditórios. É importante conseguirmos ter uma opinião formada sobre esteproblema para tentar encontrar a solução. Quando nos referimos a ciência lembrarmo-nos de desenvolvimento, melhoria das condições de vida, conhecimento. Mas por trás de todo esse lado “brilhante”existe um muito obscuro. O mau uso da ciência. Tal como a liberdade de investigação é um direito fundamental, em todas as liberdades, existem limites a respeitar.
Actualmente, a ciência é usada para finseconómicos e a busca da verdade. Por detrás de muitas investigações científicas encontram-se poderes políticos, interesses económicos. E os cientistas por mais imparciais e neutros que queiram ser,acabam sempre por, eles próprios, se tornarem instrumentos.
Do meu ponto de vista, grande parte da comunidade científica tornou-se numa espécie de funcionário ao serviço dos “grandes patrões”(aqueles que pagam por uma investigação interesseira). Infelizmente este é um dos lados negros da ciência, que podemos caracterizar como um poder governado por interesses económico-sociais em que osverdadeiros cientistas são apenas meros instrumentos, ou meios para atingir as teorias que à partida são conjecturadas. As ciências devem estar ao serviço da humanidade como um todo e devem contribuir paradar a todos um conhecimento mais aprofundado da natureza e da sociedade, uma qualidade de vida melhor e um ambiente são e sustentável para as gerações actuais e futuras.
A finalidade de qualquer serhumano é ser feliz. Apesar de essa felicidade ser muito subjectiva (pois a felicidade só ocorre na procura do saber, e não na chegada à verdade), é possível alcançá-la, percorrendo o caminho da...
tracking img