Questionario de ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1
Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “ Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de Moscou” da pagina 196 do caderno de atividades, disponível, on-line,no jornal O Correio Braziliense, publicado em 06/04/2010.
Resposta:
O suicídio da mulher-bomba segundo Emile Durkheim, está diretamente relacionado ao grupo que ela pertencia, ou seja, neste caso, foi o grupo que influenciou e incentivou o comportamento suicida.
Questão 2
A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classesocial: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
Resposta:
Os abalos sociais que foram provocados pela industrialização aconteceram mais devido aos escassos requerimentos tecnológicos da primeira fase da Revolução Industrial que não afetaram a provisão de mão-de-obra para as novas instalaçõesfabris, já que ela se compôs, principalmente, de artesãos expropriados, mas familiarizados com o ofício ou, pelo menos, com os instrumentos de trabalho.
Essa primeira geração de trabalhadores foi formada na sua maioria por ex- artesãos e pessoas migrantes de zonas rurais que foram criando assim os grandes centros urbanos e também uma nova classe social chamada de proletariado urbano.
Já aglobalização, pode-se dizer, que é uma conseqüência do processo de Industrialização que iniciou com a 1º Revolução industrial.
É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
Na globalização advoga-se o absenteísmo estatal, o retorno aoEstado mínimo, sujeitando a relação capital-trabalho às leis da oferta e procura.
Com a globalização, houve uma redução dos níveis de proteção trabalhista. A forma de produção foi remodelada, passando a ser fragmentada, o que ocasionou uma redução na representatividade sindical. O poder de barganha dos sindicatos foi enfraquecido, voltando-se apenas para a tutela da manutenção do emprego. Não háespaço para reivindicações de melhorias nas condições de trabalho.
Há quem defenda que o acesso ao emprego deve ser regido segundo as leis de mercado. Para essa vertente, não há limites ao poder econômico, em total desprezo pelo aspecto social.
Na globalização, o desemprego assume proporções alarmantes. O desaparecimento de ofícios cria uma grande massa de trabalhadores à procura de novas formas detrabalho para garantir a sua subsistência. Cresce a oferta de mão-de-obra com baixa qualificação, que não consegue mais obter um trabalho.
Essa grande massa de trabalhadores com mão de obra de baixa ou nenhuma qualificação, pela lógica excludente do sistema, vai formando ou aumentando os chamados bolsões de miséria localizados nas periferias das grandes cidades.
Nota-se que os abalos sociaisocasionados pela industrialização e pela globalização aconteceram por motivos antagônicos, o primeiro por estimular a migração de grandes massas de trabalhadores sem qualificação das zonas rurais e o segundo por excluir uma massa ainda maior de trabalhadores justamente por sua falta de qualificação.
A entrada de mulheres e crianças  com salários menores no mercado de trabalho também é um fatorrelevante e que com certeza agravou o desemprego masculino.
As mudanças decorrentes da tecnologia também contribuíram para aumentar a massa de excluídos, como os que não tem acesso à internet e as novas tecnologias.
É evidente que existem outros motivos para o grande numero de desempregos atualmente como por exemplo o enorme crescimento populacional no mundo e a criação de novas tecnologias como as...
tracking img