Surgimento do barroco na europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTO DO BARROCO NA EUROPA

Quando observamos a linha do tempo, constatamos que arte reflete um determinado momento histórico. Se em um momento predomina a emoção (a fé), num outro predomina a razão. Mas ocorreu no contexto do século XVI, um fenômeno histórico, onde a emoção e razão conviveram de certa forma juntas.

A nobreza e o clero, unidos por interesse ideológicos, políticos eeconômicos, constituíam as classes dominantes na organização social do período. A figura do rei era intermediária entre Deus e o povo. Existe sistema denominado feudalismo, tinha como predomínio o Teocentrismo. Para a Igreja, o mundo terreno era apenas um espaço, onde o homem devia se preparar, com o objetivo de atingir a salvação eterna, após a morte. Preconizava a renúncia aos bens terrenos e aosprazeres do mundo. Porém com idéias medievais, já em decadência surge um conjunto de transformações, a partir do movimento cultural humanista (Humanismo), que defendia a volta à razão (racionalismo). Surge assim o renascimento, com o predomínio (o homem como centro do universo).

Buscaram progressos culturais e científicos á luz da razão. A ruptura religiosa, iniciada em 1517 por Martinho Luterocom a reforma protestante, seguida pela adesão de João Calvino em 1532, incita uma reação drástica por parte a Igreja Católica, que ia perdendo terreno e fiéis para o protestantismo. Os reformadores: Lutero na Alemanha e Calvino na França reivindicaram a reaproximação da igreja ao espírito cristão primitivo.

A ideologia renascentista por sua vez, valorizava o prazer pelas coisas terrenas, sem odogmatismo religioso da idade media.

Surge nesse contexto histórico, o Barroco, na tentativa de reliar o homem ao Divino – rompimento promovido pelo renascimento. Assim se deflagra o antagonismo entre a tradição medieval e o espírito da renascence. O termo Barroco designativo de pérola imperfeita (ou de superfície irregular) tem como outra interpretação, ser sinônimo de argumento tortuoso delógica, termo escolástico que definia o absurdo e o grotesco. Por meio desta nova forma de expressão e produção de arte seus elaboradores tinham por objetivo, desafiar as regras do renascimento, libertando-se da simetria e composições geométricas. Dando à arte européia, uma inestimável contribuição, reconhecida somente no século XX. Nesta época o homem encontrava-se em conflito, vivia em constantedualismo: Paganismo Cristianismo, Espírito x Matéria, Emoção x Razão, Arte x Ciência…

A igreja Católica organiza a contra-reforma, convocando o Concílio de Trento (1545/63), para reafirmar os seus dogmas, disciplinar o clero, conter a expansão do protestantismo, a dispersão dos fiéis e arrebanhar outros; ainda que por meio de medidas drásticas. É criada a congregação do indes (index librorumProhibitorum), destinada a censurar livros contraries aos dogmas do catolicismo. Os portadores ou leitores desses livros eram punidos, com a prisão, interrogatórios, tortura e até pena de morte.

Em Portugal o Barroco tem inicio em 1580, quando ocorre a unificação da Península Ibérica. O Barroco marca também o início da decadência do apogeu econômico e social, em que vivia Portugal. Com odesaparecimento de D. Sebastião (rei de Portugal), durante uma expedição militar em território africano, assume o reino de Portugal D. Henrique.

O Sumiço de D. Sebastião culmina com a derrota de Alcácer-Quibir (1578), que provocou os sessenta anos de dominação na Espanha (1580-1640).

D. Henrique era Cardeal, não tinha herdeiros e o trono Português foi anexado ao trono Espanhol. A península Ibéricaformada por Portugal e Espanha, sofreu mudanças significativas no panorama cultural-religioso como: a fundação da companhia de Jesus por Inácio de Loyola.

A contra-reforma e Portugal e Espanha, tornou-se a reação mais violenta da Igreja Católica, em oposição à reforma Protestante. Instituindo por intermédio do Concílio de Trento, o Tribunal do Santo Oficio ou Santa Inquisição, que começa a...
tracking img