Questionario de ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário Avaliativo de Ciências Sociais

1 – (valor 0,1) Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de Moscou” da pagina196 do caderno de atividades, disponível, on-line, no jornal O Correio Brasileense, publicado em 06/04/2010.

R: Para Émile Durkheim, nada é próprio sendo que até a sociologia se confunde com a biologia e a psicologia. “Estamos, pois empresença de modos de agir, de pensar e de sentir que apresentam a notável propriedade de existir fora das consciências individuais”.
Analisando a notícia com basena teoria de Émile Durkleim, percebe-se que a terrorista fez algo que já havia acontecido. Sua atitude foi baseada não em suas concepções individuais, mas no seu exterior.

2 – (valor 0,1) A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pelaindustrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.

R: Com a introdução da máquina a vapor e o aperfeiçoamento dos métodos produtivos trouxeram a Revolução Industrial que significou o triunfo da indústria. Como conseqüência dessa revolução houve mudanças profundas no campo social. As cidades cresceram enormemente com o afluxo de massas camponesas para o trabalho nas fábricas,surgindo uma nova classe, o proletariado industrial.
Os problemas decorrentes desse rápido processo de urbanização e de concentração de máquinas, terras e ferramentas sobre controle do empresário capitalista fazem surgir com bastante força à questão social. Além da monstruosa exploração do homem nas fábricas.Essa profundidade das transformações em curso colocava para os filósofos da época a sociedadenum plano de análise, ou seja, por se constituir um problema, tornava-se objeto de estudo.

3 – (valor 0,1) Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:
...
É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...
...
Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. Agente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.

R: Para que os indivíduos possam interferir no planejamento, há mecanismos institucionais pelos quais essas massas podem se expressar e que devem ser utilizados, tais como, os partidos políticos, representantes no parlamento, organizaçõesrepresentativas da comunidade, organizações não governamentais etc.
No Brasil, a Constituição Federal prevê ainda mecanismos de democracia direta, como o referendo e o plebiscito que podem ser utilizados em vários níveis de articulação da planificação.
A questão da participação tem relação direta com o conceito de cidadania em que este se refere à condição de um individuo portador de direitos. Nãoa direito maior de um individuo do que decidir seu destino.

4 – (valor 0,1) Por que o PIB NÃO é um indicativo de desenvolvimento econômico?

R: O PIB representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período. Portanto não é um indicativo de desenvolvimento econômico e sim mensura a atividade econômica de uma região.
5 – (valor0,1) Observe o fragmento da música “Ideologia”, de Cazuza e Frejat:
...
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do “Grand Monde”...
...
No verso “aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima do muro” analise o papel do pesquisador social no contexto da música.
R: O papel do pesquisador social é coletar evidências,...
tracking img