Queimaduras - primeiro socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 QUEIMADURAS

Queimadura é uma lesão tecidual decorrente de um trauma térmico, elétrico, ou químico. Queimaduras térmicas são aquelas causadas por calor e são as mais frequentes.
Quando se faz uma avaliação das causas das queimaduras observa-se que, na esmagadora maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal elemento responsável. O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas,como líquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianças em ambientes perigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa desta terrível doença que é a queimadura.

2 TIPOS DE QUEIMADURA
Depende da intensidade do agente térmico, se gerador ou transmissor de calor, e do tempo de contato com o tecido. É o fator determinante do resultado estético e funcionalda queimadura e pode ser avaliada em graus.
Primeiro grau: As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.
Segundo grau: Já não é superficial: epiderme e derme sãoatingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.
Terceiro grau: Qualquer caso de queimaduras de terceirograu é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.
A extensão da área queimada é, muitas vezes mais importante do que a profundidade dalesão para determinar a gravidade. É o caso de uma queimadura de primeiro grau, que, por exemplo, pode atingir uma ampla área do corpo. A extensão é medida em porcentagem da área total da superfície do corpo. É a "regra dos nove", que divide o corpo em áreas de aproximadamente 9%, utilizada para calcular a extensão da queimadura e decidir o tipo de tratamento.

3 PRIMEIROS SOCORROS
QueimadurasTérmicas
• Primeiramente a vítima deve ser afastada da fonte de calor.
• Em casos da vítima se encontrar em chamas deve fazê-la rolar ao chão ou usar um cobertor para abafar o fogo, jamais deixar a vítima correr, uma vez que o oxigênio aumenta a sua combustão.
• Em caso de inalação de fumaça deve-se transportar a vítima ao hospital verificar sinais como: rouquidão, dificuldade respiratória,fuligem em volta do nariz e boca e pêlos do nariz chamuscados.
• Não deve retirar a roupa da vítima, apenas na presença de um profissional da saúde. Se possível, devem ser removidos objetos que possam apertar (anéis, relógios, pulseiras) antes que comece a inchar o local da queimadura.
• Na presença de queimaduras é sempre bom avaliar o grau da queimadura, e sua extensão para prestar o socorronecessário:
Primeiro grau: Use água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas, por no máximo um minuto, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Apenas nesse caso é permitido e recomendável beber bastante água, porémlentamente. Sendo possível, deve-se adicionar à água sal (uma colher, das de café, de sal para meio litro de água).
Segundo grau: Use água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo, pois causa vasoconstrição e diminuição da irrigação sangüínea. Depois de um minuto, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local,...
tracking img