PRIMEIROS SOCORROS - QUEIMADURAS

3842 palavras 16 páginas
PRIMEIROS SOCORROSSOCORRO A VÍTIMAS QUE APRESENTAM QUEIMADURAS
Yago Menezes NunesProfessor-Tutor Externo: Flávio José Borges dos SantosCentro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVITecnologia em Segurança no Trabalho (Seg0037) – Prática do Módulo IV05/06/12
RESUMO
Quando nos deparamos com vítimas de queimaduras é necessário que sejam prestados os primeiros socorros a fim de evitar o agravo de suas condições e manter suas funções vitais até a chegada do socorro medico especializado, principalmente quando se trata de uma vítima de lesões causadas por queimaduras. Pensando nisso este paper tem a finalidade de explicar, dentro das noções básicas de primeiros socorros (conceito, aspectos legais e importância), o que são e como devemos socorrer vítimas que apresentem queimaduras, destacando seus tipos, tratamentos mais adequados em cada caso e como os atendimentos devem ocorrer.
Palavras-chave: Primeiros-Socorros, lesão, queimadura, acidente, trabalho, saúde.
1. INTRODUÇÃO
A cada dia que passa as pessoas tendem a cometer erros subsequentes e se sobrecarregar da mesma forma a fim de completar o mais rápido que possível as suas obrigações rotineiras e acabam expondo-se a possíveis acidentes.
Ocorre então a necessidade de prestar os cuidados imediatos, ou seja, os primeiros socorros, a vítima em questão visando sempre manter as suas funções vitais e manter estável a condição da mesma até a chegada de um socorro médico qualificado.
Segundo a SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), estima-se que no Brasil, 1.000.000 (um milhão) de pessoas ao ano sofrem queimaduras, sendo que 2/3 (dois terços) o equivalente a, aproximadamente, 670.000 (seiscentos e setenta mil) ocorrem dentro do ambiente familiar e 58% de todas as vítimas são crianças (segundo o HGE – Hospital Geral do Estado) entre zero e 12 anos.
Em alguns desses casos podemos nos deparar com vitimas que apresentem queimaduras causadas por um agente físico, químico ou biológico, nessa situação caberá ao

Relacionados

  • Situação do Cancer no Brasil
    27818 palavras | 112 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas