Primeiros socorros - queimaduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiros Socorros
Queimaduras

Porto Seguro
2013
Queimaduras

De acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), no Brasil acontece um milhão de casos de queimaduras a cada ano, 200 mil são atendidos em serviços de emergência, e 40 mil demandam hospitalização. As queimaduras estão entre as principais causas externas de morte registradas no Brasil, perdendo apenas para outrascausas violentas, que incluem acidentes de transporte e homicídios.
Reforçada pelas fantásticas cenas de incêndio no cinema e na televisão, a primeira imagem que as pessoas associam a um acidente envolvendo queimados é a de um local em chamas. As queimaduras, entretanto, não dependem exclusivamente da presença de fogo para ocorrer. A primeira causa desse tipo de lesão na pele, responsável por 50% doscasos, é o contato com líquidos aquecidos e costuma atingir especialmente as crianças na cozinha. Em seguida, correspondendo a 20% dos acidentes, estão as chamas provocadas pelo mau uso do álcool. "Nesta categoria, aliás, o Brasil é campeão mundial, graças à facilidade de aquisição do produto e ao hábito de usá-lo como item de limpeza", diz o cirurgião plástico Wandir Schiozer, da Unidade deQueimaduras do Hospital das Clínicas e presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBE).
As queimaduras são lesões causadas por agentes capazes de, através do calor, danificar tecidos corporais – na maioria das vezes a pele – em diferentes graus de profundidade.

Agentes

As causas da queimadura são classificadas em agentes físicos, químicos e biológicos. Os agentesfísicos, por sua vez, dividem-se em térmicos, elétricos e radiantes. Os agentes térmicos são os líquidos quentes, ferro quente, vapor d’água e o fogo propriamente dito. Já os elétricos causam a queimadura através da eletricidade, por eletrodomésticos, tomadas, correntes de alta tensão e raios. Os agente radiantes, como o próprio nome diz, atuam através de radiação, seja ela solar ou de fontesnucleares.
As substâncias químicas industriais, de produtos de uso doméstico (alvejantes, soda cáustica, etc) são os agentes químicos. As águas-vivas, taturanas, urtigas e outros seres vivos que possuem substâncias urticantes que podem causar queimaduras são os agente biológicos.
Saber a procedência da queimadura é importante para saber qual o tratamento que será utilizado na vítima.

ClassificaçãoA pele é o órgão mais atingido por queimaduras, pois é o tecido corporal de revestimento, e os agentes são geralmente externos. A partir dessa informação, é possível entender a classificação das queimaduras, que foi feita de acordo com a profundidade da pele atingida. São estas:
* Queimaduras de primeiro grau: o calor destrói apenas a camada superficial da pele, ou seja, a epiderme. No localda lesão, surgem vermelhidão, inchaço e forte sensação de ardência. Geralmente, não há formação de bolhas. A queimadura provocada pela exposição ao sol é um exemplo típico de queimadura de primeiro grau.  Este tipo de queimadura melhora, geralmente, em três dias.

* Queimaduras de segundo grau: ocorre a destruição de camadas mais profundas da pele (toda a epiderme e parte da derme). Suaprincipal característica é a formação de bolhas, cheias de um líquido amarelo-claro que serve de proteção contra infecções por germes encontrados normalmente na pele; Demoram a curar cerca de três semanas e não deixam marca. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo. Demoram mais tempo a regenerar. Epodem deixar cicatrizes.

* Queimaduras de terceiro grau: são as mais profundas. Não há a formação de bolhas, porque as camadas mais superficiais da pele morrem imediatamente. Nos episódios mais graves, músculos, vísceras e até os ossos podem ser atingidos. Na maior dos casos, o paciente não se queixa de dor, porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade aos estímulos...
tracking img