Quarks a ciencia no brasil e particulas elementares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dá-se o nome de partículas elementares àquelas não constituídas por outras menores. Podemos citar como exemplo de partícula elementar o elétron (partícula portadora de carga negativa) eo fóton (partícula de luz).
O átomo, ao contrário do que muitos pensam, não é uma partícula elementar pois é constituído por elétrons que giram ao redor do seu núcleo central, e em seu núcleo há prótons enêutrons fortemente ligados por interações de caráter núclear.
Antigamente achava-se que prótons e nêutrons fossem partículas elementares, hoje sabe-se, porém, que são formados por partículas menoresdenominadas quarks que por sua vez são mantidas unidas pelo glúons. Os glúons exercem forças vigorosas nos quarks, mas não nos elétrons nem nos fótons.








A História da Ciência no Brasil começoueficazmente somente nas primeiras décadas do século XIX, quando a família real portuguesa, dirigida por D. João VI, chegou em Rio de Janeiro, escapando-se da invasão do exército de Napoleão em 1807. Atéentão, o Brasil não era muito mais do que uma colônia pobre, semuniversidades, mídias impressas, bibliotecas, museus, etc, em um contraste absoluto às colônias da Espanha, que tiveram universidadesdesde o século XVI. Esta era uma política deliberada do poder colonial português, porque temiam que aparecessem classes de brasileiros educados impulsionados pelo nacionalismo e outras aspirações paraa independência política, porque tinha acontecido nos EUA e em diversas colônias espanholas da América latina.

Algumass fracas tentativas de estabelecer a ciência no Brasil foram feitas em tornode 1783, com a expedição do naturalista português Alexandre Rodrigues Ferreira, que foi emitido pelo ministro principal de Portugal,Marquês de Pombal, para explorar e identificar a fauna, a flora ea geologia brasileira. Suas coleções, entretanto, foram arruinadas na França, quando Napoleão invadiu, que estavam sendo transportadas para Paris por Étienne Geoffroy Saint-Hilaire. Em 1772, a...
tracking img