Qualquer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DO PARANÁ

AÇÕES DO ESTADO BRASILEIRO NA BUSCA
DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

CURITIBA

2012
BRUNO RICARDO DE SOUZA
JÉSSICA APARECIDA KOSINSKI
JOSELAINE PAULA KOSINSKI
JOZIANE RODRIGUES ADÃO
LUIZ CARLOS MARTINS
TIAGO MACHNICVICZ
WELLINGTON MATHEUS PESSOA

AÇÕES DO ESTADO BRASILEIRO NA BUSCA
Trabalho apresentado ao curso de CiênciasContábeis da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná, como requisito parcial à obtenção da nota do segundo semestre do 4º período na disciplina de Sociologia.
Professora: Alexandra Lourenço
DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

CURITIBA

2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
PROGRAMA BIOCLIMAPARANÁ............................................................................04
ARPA - PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS DA AMAZÔNIA..................................08
CONCLUSÃO.............................................................................................................15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................16

INTRODUÇÃONeste trabalho será apresentado duas ações do Estado brasileiro, um do Governo Estadual e outra do Governo Federal, para a preservação do ambiental. O primeiro é o Programa Bioclima Paraná, que pode ser uma referência em conservação da biodiversidade em todo o planeta. Com metas e objetivos simples e complexos, o Bioclima vai proteger e reestruturar nossas florestas. O segundo, o Programa ÁreasProtegidas da Amazônia - ARPA , é reconhecido internacionalmente e tem como objetivo proteger a Amazônia. Ambos os programas são ótimos em ideias e propostas para a preservação ambiental, pois é isso que o Brasil precisa para diminuir os impactos causados por destruições em nossas florestas.

PROGRAMA BIOCLIMA PARANÁ
O Governo do Estado do Paraná iniciou esse programa para incentivar os cuidados comos recursos naturais do nosso estado e a conscientização da população. Pois o nosso planeta vem sofrendo alterações climáticas e perda da nossa biodiversidade frequentemente. Com o desenvolvimento aliado a sustentabilidade ambiental e social, esse programa busca diminuir os impactos ambientais causados por diversos fatores.
Os objetivos, segundo o site oficial do Bioclima(http://www.bioclima.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6), são:
* Estabelecer estratégias e incentivos para a conservação e recuperação da biodiversidade no Paraná de forma a contribuir para minimizar alterações climáticas globais;
* Demonstrar mecanismos que poderão ser apresentados à comunidade internacional como modelo de desenvolvimento sustentável a ser replicado (COP11, COP18, Copa do Mundo2014).
* Especial ênfase a operacionalização da remuneração por desmatamento evitado (REDD+) com participação dos usuários, produtores detentores e beneficiários da biodiversidade paranaense.
Os projetos que compõem o programa, segundo o site oficial do Bioclima (http://www.bioclima.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=7), são:
* CONSERVAÇÃO DE ÁGUAS NATURAIS: envolve oSistema de Unidades de Conservação, Conservação de espécies da Flora e Fauna ameaçadas de extinção, Política Estadual para Biodiversidade, Metas da Convenção da Diversidade Biológica e Metas de Aishi. Com o objetivo de contribuir para a conservação da biodiversidade por meio do planejamento da paisagem; da proteção de remanescentes de vegetação natural; recuperação de ecossistemas e ambientes naturais;manejo de espécies de especial interesse para a conservação; criação e implementação de Unidades de Conservação e conservação de Áreas Estratégicas para a Biodiversidade no Paraná. O executor responsável: IAP e DIBAP.
* RECUPERAÇÃO DE ÁREAS ALTERADAS: envolve a Recuperação de áreas ciliares e de alta fragilidade ambiental, Formação de Corredores Ecológicos, Controle de espécies exóticas...
tracking img