Resumo: a crise na educação - hanna arent

1593 palavras 7 páginas
I

A crise geral que passou o mundo moderno ocorre na falta de solução para os “problemas” acometidos neste século, podendo apresentar-se de diferentes formas e em diversos lugares e assumindo características diversas.

Segundo Hananah Arent, a crise que se apresentou nos Estados Unidos foi acentuada na educação e ao contrário do que muitos pensam, ela está diretamente ligada a outros fatores sociais que contribuem de forma direta ou indireta nesta crise.

A educação em uma sociedade tem a finalidade de transmitir cultura de uma maneira sistematizada, esta ensina aos alunos princípios e idéias rígidas pela ideologia dominante. Este é um ato político, no qual os governantes usam este critério para dar continuidade á ideologia do país.

Esta ideologia é “responsável” por esconder a realidade, pregando uma igualdade contida no “Novo Mundo”. Este novo mundo é visto pelos imigrantes, como o melhor lugar para se viver, entretanto, eles não podem participar ativamente na sociedade.

Além disso, com relação a igualdade na educação podemos perceber algumas falhas, sendo uma delas a meritocracia, que privilegia os melhores estudantes. Este fato é um dos responsáveis por contradizer a democracia igualitária.

Um outro aspecto encontrado é a finalidade da educação assumida neste país, no qual o seu maior objetivo é o conhecimento tecnológico, responsável pela formação de pessoas aptas para o trabalho, ignorando o senso comum que é base para uma reflexão crítica do indivíduo referente à sociedade. Este aspecto coopera de forma significativa no desenvolvimento do país, já que visa atingir a grande massa de pessoas, que neste caso são os imigrantes.

II

Por causa de três pressupostos ocorreram desastres nessas medidas de nivelamento:

O primeiro pressuposto é de que existe o mundo da criança, mas deve-se levar em conta o grupo. A autoridade de um grupo é muito maior que a autoridade de um único indivíduo. Por exemplo, se um professor é tirano um aluno pode se

Relacionados

  • ESTUDO SOBRE OS INDICADORES DE MORTES VIOLENTAS ENTRE JOVENS DE 15 A 24 ANOS NO PERIODO DE 1993 A 2003
    17642 palavras | 71 páginas