Psicologia aplicada-partde d elivro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA DO TRABALHO POR MÍRIAM CRISTINA ZAIDAN MOTA
O QUE É PSICOLOGIA - Sem especificarmos as teorias psicológicas, podemos dizer que etimologicamente Psicologia significa: estudo da mente ou alma, pois psico vem da palavra grega psique (mente ou alma) e Logus vem do latim e significa estudo.
Inclui a observação da relação entre o homem e o ambiente, ainvestigação dos distúrbios afetivos, desenvolve pesquisas em áreas comportamentais, bem como realiza atendimentos denominados psicoterapias, normalmente em consultórios particulares ou clínicas, atendimento em instituições hospitalares, escolas,empresas, com trabalhos destinados à prevenção e/ou ao tratamento de problemas emocionais,conjugais, de relacionamento, saúde mental, internações hospitalares,traumas, saúde do trabalhador, educação, treinamento, dentre outros.
Algumas pessoas não tem claramente definido o papel do profissional de Psicologia, confundindo-o com a atuação dos médicos Psiquiatras.
A atuação do profissional na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho envolve a atuação em atividades relacionadas com análise e desenvolvimento organizacional, ação humana nas organizações,desenvolvimento de equipes, consultoria organizacional, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal, estudo e planejamento de condições de trabalho, estudo e intervenção dirigida à saúde do trabalhador.
Planeja e desenvolve ações destinadas a equacionar as relações de trabalho, o sentido de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos inseridos nasorganizações, estimulando a criatividade, para buscar melhor qualidade de vida no trabalho.
Participa do processo de desligamento de funcionários de organizações, em processos de demissões e na preparação para aposentadoria, a fim de colaborar com os indivíduos na elaboração de novos projetos de vida.
Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de desenvolvimento e recursoshumanos. Participa dos serviços técnicos da empresa, colaborando com projetos de construção e adaptação dos instrumentos e equipamentos de trabalho ao homem, bem como de outras iniciativas relacionadas à Ergonomia (NR 17).
Realiza pesquisas e ações educativas relacionadas à saúde do trabalhador e suas condições de trabalho. Participa da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de recursoshumanos. Elabora programas de melhoria de desempenho, aproveitando o potencial e considerando os aspectos motivacionais relacionados ao trabalho.
No trabalho desenvolvido nos cursos da nova NR- 10 (Segurança nas Instalações e Serviços com Eletricidade), os objetivos foram voltados à prevenção e orientação, principalmente no sentido de promover o autocuidado e o esclarecimento quanto algunsconceitos fundamentais, como a visão holística do homem com proposta de humanizar os serviços em eletricidade e o uso atual da terminologia fator pessoal de insegurança, ao invés de ato inseguro, e informações sobre treinamento e o direito de recusa em atividade de risco.
Visão Holística do Homem
O humanismo caracteriza-se pela visão do indivíduo. São ou enfermo, de modo integral, a chamada visãoholística do homem.
A palavra holiístico vem do grego (holon), que significa “o todo”, e expressa o movimento de superação da divisão da natureza em partes mecanicamente integradas, promovida excessivamente pela visão cartesiana de mundo.
A ciência contemporânea está dividida em duas vertentes: uma materialista, que considera apenas as evidências mensuradas e palpáveis, também denominada físicaclássica; e outra espiritualista, na qual são admitidos a utilização de termos como “alma” e os aspectos relacionados com a física quântica.
A física moderna confirma uma das idéias básicas da humanidade, a de que todos os conceitos que utilizamos para descrever a natureza são limitados, e não são características da realidade, como tendemos a acreditar, mas criações da mente.
Quando falamos em...
tracking img