Qualidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTILO DE VIDA DE ADOLESCENTES ATIVOS E SEDENTÁRIOS
Martina Kieling Sebold Barros Rolim 2 Thiago Sousa Matias 2 Marcílio Lourenço da Cunha 2 Alexandro Andrade
1,2

Resumo O objetivo deste estudo foi comparar o estilo de vida de adolescentes ativos e sedentários. Trata-se de um estudo descritivo exploratório onde participaram 216 adolescentes de uma escola pública de ensino médio. Utilizou-secomo instrumento o Questionário de Auto-avaliação do Estilo de Vida e Auto-eficácia e o Questionário de Atividades Físicas Habituais. Foi utilizada estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontaram que os meninos são significativamente mais ativos que as meninas e que os adolescentes ativos apresentam melhor estilo de vida que os sedentários, tanto entre os meninos (ρ=0,006), quantoentre as meninas (ρ=0,016). Pode-se concluir que um estilo de vida mais positivo esteve relacionado a um maior nível habitual de atividade física. Palavras-chave: Adolescentes. Estilo de Vida. Atividade Física.

Introdução Este trabalho tem como temática o estilo de vida de adolescentes ativos e sedentários. É baseado na idéia de que um estilo de vida saudável associado a hábitos de atividadefísica entre outros cuidados com a saúde parece estar relacionado à maior qualidade de vida geral, bem estar físico e mental e aumento da produtividade (ANDRADE, 2001).

2

Endereço para correspondência: Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício, Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos – CEFID/UDESC. R: Pascoal Simone, 358 – Coqueiros. – CEP: 88088-350. Florianópolis - SantaCatarina – Brasil.
E-mail: martinarolim@hotmail.com

Trabalha com a idéia que o estilo de vida caracteriza-se pelas escolhas que o indivíduo faz no dia a dia, em sua vida, bem como as oportunidades sociais, é o conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida dos indivíduos (NAHAS, 2003). Nesta perspectiva observa-se na adolescência que muitos dosvalores e atitudes são formados nesta época da vida, sobretudo em relação à adoção de hábitos saudáveis de vida e prática regular de atividade física (ROLIM, 2007). A literatura sobre a prática de atividades físicas ou esportivas mostra que independente do tipo da atividade e da quantidade praticada, são muitos os benefícios, tanto na saúde física como mental (BERGER et al., 1998, CDC, 2006). De umaforma geral, a atividade física na adolescência pode estimular o crescimento físico, aumentar a auto-estima, contribuir para o desenvolvimento social, além de propiciar uma série de benefícios para a saúde e bem-estar (VIEIRA, PRIORE e FISBERG, 2002). Assim, considerando que existem fatores positivos e negativos em nosso comportamento, em nosso estilo de vida, que podem manter, promover ou melhorara saúde, como também prejudicá-la ou diminuí-la (ROLIM et al., 2007) e as argumentações relacionadas à atividade física e estilo de vida, este estudo tem por objetivo comparar o estilo de vida de adolescentes ativos e sedentários.

Procedimentos metodológicos A população do estudo constitui-se de adolescentes de 13 a 19 anos, estudantes de um Centro Federal de Educação Tecnológica de SantaCatarina. Para a realização do estudo uma escola foi selecionada por conveniência. A constituição da amostra obedeceu à participação voluntária dos adolescentes. Participaram 316 adolescentes divididos por gênero e nível de atividade física (ativos, pouco ativos e sedentários), sendo que os adolescentes pouco ativos foram excluídos da amostra, permanecendo 216 adolescentes. Foi exigido aos adolescentes o Consentimento Livre e Esclarecido e aos menores de 18 anos, o consentimento foi assinado pelos pais. Após submissão e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da Universidade do Estado de Santa Catarina, aplicouse os instrumentos em sala e no horário de aula. Para avaliar o estilo de vida foi utilizado o Questionário de auto-avaliação do estilo de...
tracking img