Queimadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUEIMADURAS
Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas,elétricas e químicas. Queimaduras térmicas são aquelas causadas por calor e são as mais freqüentes.
Quando se faz uma avaliação das causas das queimaduras observa-se que, na esmagadora maioria das vezes,a falta de cuidado é o principal elemento responsável.
O manuseio descuidado de produtos em altas temperaturas, como líquidos quentes ou objetos incandescentes e a atividade de crianças em ambientesperigosos, como a cozinha, podem ser considerados como a principal causa desta terrível doença que é a queimadura.
O uso do álcool no início do churrasco, para apressar a combustão do carvão, ou omanuseio sem cuidado de foguetes e outros objetos explosivos também causam queimaduras e destruições de maior ou menor vulto, principalmente na mão e na face.
A dor causada pela queimadura faz comque, na situação de emergência domiciliar, as pessoas utilizem pomadas e ungüentos além de uma infinidade de outros produtos (borra de café, etc.). A pasta de dente pelo frescor que desencadeia éfreqüentemente usada.
As substâncias anti-sépticas presentes nas pastas dentais são extremamente irritantes aos tecidos expostos na zona da lesão queimada.
No tratamento especializado, a primeiraconduta, na maioria das vezes, é a de retirada de todos estes elementos inadequadamente utilizados, com todas as dificuldades e dor que esta remoção exige. Daí a importância do uso de produtos corretos noinício (domiciliar) do tratamento.
Costuma-se classificar as queimaduras de acordo com a profundidade da pele lesada.
Esta classificação é importante para se avaliar o prognóstico (previsão decicatrização e cura) da queimadura. Quanto mais superficiais, melhor o prognóstico. As queimaduras mais profundas têm um prognóstico mais grave.
 
| Queimadura de primeiro grau: É a queimadura...
tracking img