Qualidades de um orador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“QUINZE QUALIDADES DO ORADOR PARA AJUDÁ-LO A FALAR MELHOR EM PÚBLICO”

São inúmeras as qualidades necessárias para que o orador possa desempenhar-se bem nas suas apresentações. Entre todas, quinze são consideradas imprescindíveis: memória, habilidade, inspiração, criatividade, entusiasmo, determinação, observação, teatralização, síntese, ritmo, voz, vocabulário, expressão corporal, naturalidadee conhecimento.
 
A Memória
 
A memória é sempre de grande utilidade para o orador. Ele precisa recorrer a ela a fim de recordar as idéias e ordená-las enquanto fala, precisa lembrar-se das palavras, precisa reproduzir as imagens observadas ao longo da vida e precisa trazer à lembrança números, datas, estatísticas e posições matemáticas. 
Embora o valor da memória seja inquestionável, não sepode confiar totalmente no seu auxilio. Às vezes, envolvidos pela emoção que nos acompanha quando estamos frente ao auditório, pode ocorrer um tolhimento repentino na fluência da exposição, pela fuga temporária de memória.

A Habilidade
 
Normalmente, é o auditório que determina o que o orador deverá fazer. Quem fala Precisa ter a sensibilidade suficientemente desenvolvida para entender asintenções dos ouvintes e ter habilidade de adaptar o conteúdo da mensagem ao interesse da platéia. A habilidade no sentindo mais amplo é a capacidade que deve possuir o orador de dizer aquilo que as pessoas desejam ouvir. Quando o comunicador se encontra diante do público, ele se transforma num guerreiro prestes a duelar com seu adversário. É preciso vencê-lo!

A Inspiração

A Inspiração é aforma com o orador cria e produz o seu discurso, a soma das energias para encontrar a melhor idéia modificando e substituindo a mensagem preparada com antecedência, pelas circunstâncias que o cercam.
 
A Criatividade

A criatividade assemelha-se em muitos pontos à essência da inspiração, chegando mesmo a confundirem-se nas suas definições mais periféricas. Todos nós provavelmente, já tivemosoportunidade de ouvir a mesma história contada por duas pessoas em épocas diferentes. É quase certo também que uma delas nos tenha impressionado mais que outra. Quase sem receio de errar, podemos dizer que a diferença está na criatividade de que as contou.
 
O Entusiasmo

Os gregos chamavam ao entusiasmo “Deus Interior”. Ele é o responsável pela pelas grandes façanhas da humanidade. O homem venceaté sem preparo, mas dificilmente terá êxito em qualquer atividade se não contar com a força do entusiasmo capaz de superar todas as adversidades.
O entusiasmo é uma espécie de combustível da Expressão Verbal. É preciso apresentar cada mensagem como se estivéssimos carregando uma bandeira para o campo de batalha, vibrar a cada afirmação, entusiasmar-nos pela idéia, envolver o auditório numambiente de emoção e credibilidade.
 
A Determinação

Ao procurar aperfeiçoar-se, orador deparará com situações algumas vezes desanimadoras que provocarão dúvidas e incertezas quanto a suas possibilidades de sucesso na arte de falar. É necessário estar acompanhado da determinação para ultrapassar esses obstáculos e ter forças para dar seqüência ao trabalho iniciado.

A Observação

Todos osassuntos, indistintamente, desde os mais simples e aparentemente sem interesse para o auditório até os mais complexos, são importantes para a expressão Verbal. Para isto o orador deverá estar atento a todas as coisas que o cercam. Quem passa pela vida e não vê não pode contar o que não viveu.
Aloysio de Castro foi um observador profundo, descreveu nas suas obras os detalhes fulgurantes que a vidaapresenta a todos nós.
 
A Teatralização

Este talvez seja um dos itens mais controvertidos da comunicação, o seus estudo provoca debates acirrados e nem sempre as conclusões abrangem a unanimidade das opiniões. O orador deve demonstrar aos seus ouvintes aquilo que estes pretendem que ele esteja sentindo. O auditório é quem manda no orador, desde que no final aja de acordo com a sua vontade....
tracking img