Fichamento POR UMA RETÓRICA DO DISCURSO: ARGUMENTAÇÃO TÉCNICA, EMOTIVA E REPRESENTACIONAL

1000 palavras 4 páginas
DITTRICH, Ivo Jose. POR UMA RETÓRICA DO DISCURSO: ARGUMENTAÇÃO TÉCNICA, EMOTIVA E REPRESENTACIONAL - Alfa, São Paulo, v.52, n.1, p.21-37, 2008

A retórica do discurso resulta da ação integrada e complementar entre argumentos de ordem técnica, emotiva e representacional. Dependendo do interlocutor e dos objetivos do discurso, predomina um ou outro. A partir desses princípios, pode-se dizer que, dependendo da argumentação predominante, tem-se discursos com uma retórica mais técnica, mais emotiva ou mais representacional. (p. 21)

A Retórica é a faculdade de ver, teoricamente, aquilo que, em cada caso, pode ser capaz de gerar a persuasão. Elabora, portanto, uma teoria sobre a arte de persuadir: descreve, teórica e metodologicamente, como o discurso organiza seu potencial persuasivo ou, mais especificamente, como o orador aciona, linguística e discursivamente, estratégias técnicas, emotivas e representacionais a fim de influenciar o interlocutor, tanto em suas crenças quanto em seus desejos, vontades e ações. (p.22)

A potencialidade argumentativa do discurso resultaria de sua qualidade racionalizadora - capacidade de organizar os raciocínios de natureza técnica, objetiva, intelectual -, vinculada à teoria da argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996); da sua qualidade emotiva - capacidade de organizar o discurso para ativar a sensibilidade do interlocutor, que deriva das emoções -, vinculada a uma teoria estética da comunicação (PARRET, 1997); da sua qualidade representacional - capacidade para constituir uma imagem de legitimidade e de credibilidade do orador perante o auditório -, vinculada a uma teoria do ethos (AMOSSY, 2005). Assim, enquanto a primeira está centrada no discurso, a segunda está focada no auditório e a última, no orador. (p. 22)

Restringir o sentido de persuadir ao emocional implicaria assinalar que não passaria de seduzir, “engambelar” e, até mesmo, ludibriar. [ ] Parece mais pertinente, portanto,

Relacionados

  • Marcas que demarcam
    324695 palavras | 1299 páginas