Qualidade e produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
A qualidade e produtividade é descrita como um conjunto de propriedade e características de um produto, processo ou serviço, e estes tem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas. Diz-se também que a qualidade está diretamente ligada a adequação ao uso.
Desta forma temos um mestre em qualidade que ajudou a criar uma relação de princípios da qualidade total,e implantação de programas nas empresas. Este é Joseph Juran, nascido em 24 de dezembro de 1904 na cidade de Braila, Romênia, Licenciado em Engenharia e Direito, começou a sua atividade como gestor de qualidade na Western Eletric Company. Também foi professor de Engenharia na New York University e iniciou sua carreira como consultor em 1950.
Segundo ele, a qualidade é definida como “Desempenho doproduto que resulta em satisfação do cliente; livre de deficiências do produto, o qual evita a não satisfação do cliente”. Desta forma ele é considerado o pioneiro na aplicação da qualidade à estratégia empresarial. Iremos conhecer seus princípios fundamentais e suas contribuições as sociedades atuais.

DESENVOLVIMENTO:
Joseph M. Juran escreveu vários livros que foram “guias” para diversaspessoas, estas estavam interessadas em seus estudos para que, seguindo seus princípios, pudessem trazer melhorias e benefícios principalmente as suas empresas, aumentando o público alvo e dando melhor qualidade aos funcionários. Alguns destes livros são: “Quality Planning and Analysis” (1980); “Juran on Quality Improvement Workbook” (1981); “Quality Control Handbook” (1988); “Juran on Planning forQuality” (1988); “A History of Managing for Quality” (1995).
Juran foi o responsável pela mudança de foco da qualidade que antes era sobre o produto acabado, incluindo a dimensão humana e o gerenciamento da qualidade. Para Juran, problemas de relacionamento como resistência à mudança, eram a causa dos problemas de qualidade.
Juran trilhou seus estudos baseados em três pontos fundamentais da gestãoda qualidade. Estes são: planejamento da qualidade; a melhoria da qualidade; e o controle da qualidade. Dentre as contribuições estão a “Análise de Pareto” e o conceito dos “poucos vitais e muitos triviais”. Pelas suas contribuições Juran recebeu 40 prêmios de 12 países diferentes.
Seus pontos fundamentais da gestão de qualidade serão citados e explicados aqui:
1) Planejamento da Qualidade:O planejamento da qualidade é a atividade de desenvolvimento de produtos, serviços e processos exigidos para a satisfação das necessidades dos clientes.
 Identifique os consumidores.
 Determine as suas necessidades.
 Crie características de produto que satisfaçam essas necessidades.
 Crie os processos capazes de satisfazer essas características.
 Transfira a liderança dessesprocessos para o nível operacional.
Para que este planejamento seja realizado Juran disse que era preciso seguir passos. Estes são:
• Estabelecer metas de qualidade:
Meta é algo que se deseja alcançar e, normalmente, é expressa por um nome, um número a ser alcançado e o tempo para que isso aconteça.
As metas de qualidade para o planejamento da qualidade seriam as metas obtidas do planejamentoestratégico, da missão e da visão da empresa. A “visão” representa a situação de onde a empresa gostaria de estar, em algum ponto do futuro. Deve se destacar o fato de que os consumidores estão mudando de opinião a todo instante, isto é muito importante para definição de metas.
Como exemplo de metas estratégicas de qualidade, podemos citar:
- Reduzir o número de reclamações de clientes em 20% nesteano;
- Reduzir as perdas de produção em 50% em quatro anos;
- Melhorar em cinco vezes a produtividade no atendimento dos clientes em seis meses:

• Identificar os clientes e suas necessidades:
Quando identificamos os clientes e suas necessidades podemos direcionar nossos objetivos voltados para a demanda. Isso favorece muito na produtividade.

• Desenvolver as características dos produtos...
tracking img