Qualidade total

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, AUDITORIA, CONTROLADORIA E TRIBUTOS

KETERY LANDIM OLIVEIRA

QUALIDADE TOTAL

VOLTA REDONDA - RJ
2010

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, AUDITORIA, CONTROLADORIA E TRIBUTOS

KETERY LANDIM OLIVEIRA

QUALIDADE TOTALArtigo Científico apresentado ao Centro Universitário de Volta Redonda para a obtenção do titulo de Pós-Graduação em MBA em Gestão Financeira, Auditoria, Controladoria e Tributos.

Orientadora Metodológica:
Prof. ª Christina Bassani.

VOLTA REDONDA - RJ
2010
RESUMO

Devido à globalização, o crescente número de competidores, o surgimento de novas tecnologias e as rápidasmudanças de mercado, as empresas procuram desenvolver um sistema de produção flexível, tentando assim manter sua vantagem competitiva.
Na busca da melhoria do desempenho operacional e organizacional tem sido uma constante. Assim, a necessidade de velocidade e flexibilidade para atender às exigências do mercado tem colocado um peso extra na gestão empresarial, exigindo métodos e estratégiasinovadoras. Como decorrência destas mudanças na gestão organizacional, visando à competitividade com qualidade e produtividade, o processo da “Qualidade Total” tem se destacado. Esse novo método de abordagem sobre a qualidade é de caráter abrangente e preventivo, tornando-se um novo modo de gestão para quase todas as organizações. Além disso, ela esta associada à satisfação dos clientes,abrangendo, não somente os produtos, como também os serviços e, especialmente, os processos que geram produtos e serviços.

Palavras-Chaves: Organização; Flexibilidade; Qualidade.

ABSTRACT

Due to globalization, the growing number of competitors, the emergence of new technologies and rapidly changing market, companies seeking to develop a flexible manufacturing system, trying to maintaintheir competitive advantage.
In seeking to improve operational performance and organizational change has been a constant. Thus, the need for speed and flexibility to meet the demands of the market has placed an extra burden on business management, requiring methods and strategies. As a result of these changes in organizational management, aiming at competitiveness through quality and productivity,the process of "Total Quality" has been outstanding. This new method of approach to quality was comprehensive and preventive, becoming a new mode of management for almost all organizations. Moreover, it is associated to the satisfaction of customers, covering not only products but also services and, especially, the processes that generate products and services.

Key-Words: Organization;Flexibility; Quality

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01
1.1. PROBLEMA 02
1.2. HIPÓTESE 03
1.3. OBJETIVOS 03
1.3.1. Objetivos Gerais 03
1.3.2. Objetivos Específicos 03
1.4. JUSTIFICATIVA 04
1.5. METODOLOGIA 04
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
2.1. Da Gestão Pela Qualidade Total 11
2.2. Ferramentas de Gestão de Qualidade 12
3. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO

A Gestão da Qualidade é umconjunto de práticas e ferramentas, apoiada em políticas e normas internacionalmente estabelecidas com a finalidade de garantir a qualidade de produtos, processos e serviços.
Ainda, ressalta-se que a Qualidade Total é uma metodologia de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, paraobter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
Historicamente, a Qualidade atravessa as fases de pré e pós-industrialização sempre procurando atingir objetivos de melhores níveis de excelência, em meio às dificuldades de mercado, produtividade e competitividade. Nesse contexto, surge inicialmente a inspeção, com a...
tracking img