Etica e deontologia, valores dum cidadao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O reconhecimento da condição ética dos cidadãos – um imperativo para o serviço social

Introdução

Este artigo permite-nos reflectir acerca de alguns temas éticos do tempo presentes, tendo subjacente a ideia de que o seu aprofundamento é relevante para a compreensão da mudança de paradigma na ciência social moderna e para a configuração de novas determinações de Serviço Social.

1.Ética, Valores e Serviço Social
O Serviço Social coexiste com uma realidade cada vez mais complexa, o que exige cada vez mais uma profunda e contínua reflexão, do ponto de vista ético, filosófico e político. A complexidade dos fenómenos, o aumento de problemas sociais e sobretudo o panorama sócio económico e político em que nos encontramos, leva o Assistente Social a reflectir cada vez mais acerca dasquestões éticas actuais e para a importante necessidade de ter uma perspectiva dos pilares fundamentais desta profissão.
O conhecimento e a análise da matriz ético-filosóficas de alguns autores, da qual este artigo nos faz referência, permite uma melhor compreensão dos fundamentos conceptuais e possibilita uma melhor interligação dos seus postulados com os valores, princípios e finalidades doServiço Social, o que leva a uma reanálise e reinterpretação do Código Deontológico dos Assistentes Sociais. Este código não é um manual estanque e rígido, sendo que deverá ser usado como instrumento auxiliar de avaliação do agir profissional.
A intervenção do Assistente Social com o seu utente deverá basear-se na compreensão, respeitando-o e aceitando-o tal como ele é. Assim, o exercícioprofissional deve assentar numa base composta por três elementos importantes: os valores (atitudes), os conhecimentos (investigação e produção de conhecimentos) e as técnicas que dão origem a um repertório interventivo. Este processo deve conduzir a um diagnóstico, avaliação e o planeamento de situações problema do utente, possibilitando um trabalho contínuo e de qualidade com indivíduos, grupos,organizações, instituições, ao nível da concepção, avaliação e desenvolvimento das políticas sociais, de acordo com os princípios exigidos pela respectiva profissão.
Encontrando-se ligados a um sujeito, os valores correspondem ao desejável e se organizam na comunidade através de um processo interactivo e de um determinado contexto. O sujeito ordena e estabelece os valores, segundo os princípios em queacredita e de acordo com as finalidades que considera determinantes na acção humana. O entendimento da relatividade dos valores é fundamental para se equacionar a forte relação do Serviço Social com um referencial teórico objectivado para determinadas finalidades de acção social, circunscritas a um dado contexto social e profissional e orientadas para o objecto de intervenção. Os valores sóexistem se existir valores e se estes forem aceites e apropriados pelos sujeitos.
O Assistente Social, na sua intervenção, deverá conduzir à satisfação das necessidades humana e assegurar os direitos humanos e efectivação da protecção social, trabalhando para o bem-estar e a realização pessoal dos cidadãos, sendo que esta profissão exige uma consciência ética vinculada aos valores, como o respeitopela vida, a participação activa, a justiça, a dignidade, a não discriminação, a responsabilidade social, a autonomia do sujeito, entre outros.
As finalidades do Serviço Social encontram-se orientadas para um mundo ideal. O Serviço Social encontra-se aliado ao compromisso ético, à responsabilidade deontológica e a um dado projecto de vida.
O facto de os seres humanos se identificar uns com osoutros, através dos valores, implica a partilha entre si a selecção, em conjunto, regras de conduta e de acção, por si estabelecidas num acordo cuja base tenha sido a mediação e os discursos argumentativos.
A autonomia, a justiça social, a democracia, a liberdade, a igualdade, são alguns dos conceitos considerados como imprescindíveis do Serviço Social para o bem-estar social dos seres humanos....
tracking img