Qualidade do leite

Páginas: 24 (5951 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2011
NOÇÕES BÁSICAS DA PECUÁRIA DE LEITE

Cristiane Fonseca Costa-Médica Veterinária
Crmv 1068 Pa

Junho-2009
INTRODUÇÃO

O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce há uma taxa anual de 4%, superior a de todos os países que ocupam os primeiros lugares. Respondemos por 66% do volume total de leite produzido nospaíses que compõem o Mercosul. Pelo faturamento de alguns produtos da indústria brasileira de alimentos na última década, pode-se avaliar a importância relativa do produto lácteo no contexto do agronegócio nacional, registrando 248% de aumento contra 78% de todos os segmentos.
O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando a frente deprodutos tradicionais como café beneficiado e arroz. O Agronegócio do leite e seus derivados desempenha um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. Para cada real de aumento na produção no sistema agroindustrial do leite, há um crescimento de, aproximadamente, cinco reais no aumento do Produto Interno Bruto – PIB, o que coloca o agronegócio do leitea frente de setores importantes como o da siderurgia e o da indústria têxtil.
Acrescentando-se a importância nutritiva do leite como alimento, estaremos diante de um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira. O leite é rico em uma grande quantidade de nutrientes essenciais ao crescimento e à manutenção de uma vida saudável. A indústria de laticínios tem potencializado ovalor nutritivo do produto. Existe no mercado uma série de bebidas lácteas enriquecidas com vitaminas, minerais e ômegas, assim como leites especiais para as pessoas que não conseguem digerir a lactose.
Embora seja essencial para crianças até os 12 anos, é um erro pensar que o leite não é importante na fase adulta. Beber três copos por dia garante uma vida saudável na maturidade e ajuda aevitar problemas na terceira idade. Estudos provam que o seu consumo diário reduz a incidência de osteoporose. Além da sua importância nutritiva, o leite desempenha um relevante papel social, principalmente na geração de empregos. O País tem, hoje, acima de um milhão e cem mil propriedades que exploram leite, ocupando diretamente 3,6 milhões de pessoas. Para ter-se uma idéia mais objetiva do impactodeste setor na nossa economia, a elevação na demanda final por produtos lácteos em um milhão de reais gera 195 empregos permanentes. Este impacto supera o de setores tradicionalmente importantes como o automobilístico, o de construção civil, o siderúrgico e o têxtil.

Principais Raças de Gado de Leite

A. Raça européia pura, especialmente selecionada para produção de leite, como aHolandesa (H), a Pardo-Suíça ou Schwyz, a Jersey, a Guernsey e a Ayrshire. Dessas a mais conhecida e difundida é a Holandesa;

Raça Jersey

Originário da pequena ilha de Jersey, é provável que se tenha formado, há séculos, pelo cruzamento de animais provenientes da Normandia e da Bretanha. É uma raça de reputação mundial, criada na Inglaterra, Austrália, Canadá, México, América Central, Japão e emmuitos outros países, inclusive no Brasil.
 

Raça Holandesa
Na região da Europa em que se situam os Países Baixos, encontravam-se bovinos domesticados há mais de dois mil anos. Estudos da história antiga revelaram que a pecuária constituiu sempre uma importante atividade na vida do povo holandês, desde o século 13. Antes da segunda metade do século dezenove, o gado dos Países Baixos nãoestava diferenciado em raças. A heterogeneidade da população bovina era conseqüência dos cruzamentos entre bovinos de diversas regiões ou importados da Alemanha e Dinamarca para cobrir as perdas resultantes de calamidades, como inundações e invasões do mar, antes da construção de diques. Começaram então os trabalhos de formação de raças mais definidas, cujo potencial leiteiro viria permitir volumosas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leite e a Qualidade
  • Qualidade do Leite
  • Qualidade do leite
  • Qualidade do Leite
  • Controle Da Qualidade Do Leite
  • Qualidade no recebimento do leite
  • Identidade e qualidade de leites fermentados
  • Estudo comparativo da qualidade do leite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!