Qualidade do ensino: uma visao internacional claudio de moura castro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade do ensino: Uma visão internacional
Entrevista com Claudio de Moura Castro

Como os países com os melhores sistemas educacionais do planeta conseguiram o feito de atingir patamares deexcelência em suas mensurações referentes a qualidade do ensino. Em busca de respostas a essa pergunta, Claudio de Moura Castro transcorre apontando supostas respostas para validar como esses paíseschegaram ao Topo, identificando as medidas que levam esse seleto grupo de nações aos lugares mais altos nos rankings dos exames internacionais. As descobertas foram sintetizadas em quatro lições:selecionar os melhores professores, cuidar da formação docente, não deixar nenhum aluno para trás e capacitar equipes de gestores.
Não por acaso, a receita dos sistemas de sucesso não abre mão de umingrediente básico: estímulo contínuo à formação docente completa e de qualidade, seja ela inicial ou continuada. Mesmo países com desempenho intermediário nos exames internacionais - caso de Reino Unido eEstados Unidos - colheram bons resultados nas vezes em que decidiram apostar nessa receita. Para entender como Coréia do Sul, Finlândia e Japão, países considerados modelos em Educação, preparam seuseducadores é bastante simples, basta trabalhar em lugares que tratam o professor como prioridade.
Segundo Moura:
“A escola deve ensinar a ler um texto difícil, a escrever, a pensar, a interagir, aresolver problemas e a utilizar métodos quantitativos. O resto é perfumaria. Nos países desenvolvidos há um enxugamento do currículo, com um aprofundamento nos paradigmas intelectuais maisimportantes”.
“Não há nada de errado com Piaget, Emilia Ferreiro ou Paulo Freire. Mas não basta estudá-los para ser um bom professor. Ainda há sérios problemas no domínio de conteúdos básicos por parte doprofessor. Vygotsky não mostra como ensinar raiz quadrada.”
“No mundo todo o sucesso de uma escola deve-se a três fatores: a liderança de um diretor presente, um ambiente de trabalho estimulante e um...
tracking img