Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No mundo actual, as empresas buscam cada vez mais melhorar o relacionamento com seus colaboradores e os níveis de satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho, devido à grande necessidade de atrair e manter bons funcionários, pois quando os mesmos estão satisfeitos têm a capacidade de fornecer à empresa alguns benefícios como a redução de custos, aumento de produtividade equalidade do produto, a diminuição do absentismo, maior satisfação dos colaboradores, melhoria na comunicação e imagem da empresa no mercado. Para os trabalhadores pode-se mencionar benefícios como: motivação, alegria, disposição e energia, comprometimento, segurança, admiração e orgulho, desenvolvimento pessoal, profissional e social.

DE VIDA NO TRABALHO SEGUNDO ALGUNS AUTORES

Temos a definiçãode qualidade de vida no trabalho, segundo alguns autores, onde os mesmos têm uma opinião não muito diferente de outras.
De acordo com Limongi-França e Rodrigues (2002 p.156):
Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente das condições de vida do trabalho, que inclui aspectos de bem-estar, garantia da saúde e segurança física, mental e social e capacitação para realizar tarefas comsegurança e bom uso da energia pessoal. A origem do conceito está ligada às condições humanas e a ética do trabalho, que compreende desde exposição a riscos ocupacionais observáveis no ambiente físico, padrões de relação entre trabalho contratado e a retribuição a esse esforço com suas implicações éticas e ideológicas.

A empresa pode proporcionar aos colaboradores formas de adequação à áreatecnológica, por meio do treinamentos, dinámicas grupais, cursos de formação, despertar habilidades para o trabalhador poder desenvolver suas atividades, colocar em prática acções de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e satisfatório, oferecendo no local de trabalho, material para limpeza e higiene, material de segurança, lanche, entre outros.
Segundo Chiavenato:
A qualidade de vida notrabalho, (1999, p.391), representa em que graus os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização. Chiavenato destaca os fatores envolvidos na qualidade de vida no trabalho, que são: a satisfação com o trabalho executado; as possibilidades de futuro na organização; o reconhecimento pelos resultados alcançados; um bom salário; osbenefícios auferidos; o relacionamento humano dentro do grupo e da organização; o ambiente psicológico e físico no trabalho; a liberdade de expressão; responsabilidade de decidir e as possibilidades de participar. Desta forma, o local de trabalho cada vez mais se torna o meio primário de satisfação dos funcionários.
Para o indivíduo conseguir sobreviver e se auto realizar, dará início com suacontribuição ao pôr em prática a sua vocação, oferecer trabalho, gerar valores económicos e pertencer à organização como membro colaborador. Em troca, percebe salários para suprir as suas necessidades de sobrevivência, sociais e culturais. A qualidade de vida no trabalho e a satisfação estão diretamente relacionadas com a organização e o indivíduo, este se manterá produtivo e satisfeito, se atendidassuas expectativas.
Para Chiavenato, a higiene do trabalho relaciona-se com as condições ambientais de trabalho que protegem a saúde física e mental dos trabalhadores. Um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que garantam o cuidado e a saúde do colaborador, como por exemplo, exposição a ruídos, altas ou baixas temperaturas, humidade, falta de luminosidade,ventilação, máquinas e equipamentos adequados às características humanas, etc.
Para Sucesso (1998), pode-se dizer, de maneira geral, que a qualidade de vida no trabalho abrange vários itens tais como:
1) Renda capaz de satisfazer às expectativas pessoais e sociais;
2) Orgulho pelo trabalho realizado;
3) Vida emocional satisfatória;
4) Auto-estima;
5) Imagem da empresa junto à opinião pública;...
tracking img