Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL PADRE JERÔNIMO ONUMA - ENSINO MÉDIO

ANA PAULA ROSA DA COSTA

QUALIDADE DE VIDA

Trabalho apresentado ao curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Padre Jerônimo Onuma, como requisito parcial para avaliação bimestral da disciplina Educação Física, sob orientação do professor Pitu.

São Sebastião da Amoreira – Pr
2011Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.
Háum bom tempo que a qualidade de vida tem sido assunto na vida das pessoas e das organizações. Em cada revista que você lê, programa que você assiste, curso que você faz e até mesmo nas poucas oportunidades que você tem de discutir sobre o assunto, há sempre alguém batendo na mesma tecla: você deve melhorar a sua qualidade de vida.
O fato é que, exceto o seu cardiologista particular, todo mundotem uma fórmula mágica para melhorar a qualidade de vida, mas na prática não consegue aplicar um terço daquilo que apregoa. Fico pensando naqueles médicos barrigudos que diagnosticam a necessidade de o paciente fazer regime, porém não conseguem olhar para si mesmos com tanta ternura e preocupação.
 O mais intrigante de tudo isso é que, quando se fala em qualidade de vida, o ser humano éremetido automaticamente a um padrão de conforto mais elevado. Assim, ele imagina que cargos importantes, casa, carro, eletrodomésticos, Internet, roupas de grife, celular e outras bugigangas podem melhorar a qualidade de vida.
Em primeiro lugar, tenha em mente o seguinte: padrão de vida nada tem a ver com qualidade de vida. Padrão ou estilo de vida é medido pela quantidade de bens materiaise o nível de conforto que você pode ou deixa de obter. Qualidade de vida é medida pela quantidade de experiências positivas que você experimenta ainda que viva de maneira desconfortável.
 Em segundo lugar, ainda que você tenha amealhado uma quantidade razoável de bens materiais, dinheiro, fama e status, existem valores relacionados com a qualidade de vida que não estão presentes em tudoisso, dentre os quais vale a pena destacar: sentido de realização, reconhecimento, sentido de contribuição, paz de espírito e pertencimento, entre outros.
O acúmulo de coisas e mais coisas não vai mudar o seu padrão de infelicidade, portanto, qualidade de vida não tem nada a ver com conforto. Qualidade de vida tem a ver com momentos inesquecíveis, emoções positivas, conquistas memoráveis ecoisas foram do comum que, graças à sua capacidade de resiliência, persistência, perseverança, disciplina e foco, foram passíveis de realização.
Definitivamente, qualidade de vida tem tudo a ver a com a superação de desafios. Ao contrário do que se imagina, milhares de aposentados se deprimem pouco tempo depois de deixar o trabalho em busca daquela tão sonhada qualidade de vida. Se acontinuidade não for planejada, é o fim do desafio, da emoção, do reconhecimento e o início de uma jornada que nada tem de melhor idade.
Se a qualidade de vida tem relação direta com a superação de desafios e a capacidade de realização do ser humano, é natural admitir picos de oscilação positiva e negativa durante toda a sua existência. Partindo-se do pressuposto que você não vai conseguir tudo, pormaior que seja o esforço, mas pode conquistar muito, dependendo do seu esforço, prepare-se para os altos e baixos.
Na prática, o que isso quer dizer? Momentos bons e ruins fazem parte da vida de qualquer pessoa, portanto, a forma como você administra esses momentos e as lições que você aprende a partir deles determina a sua qualidade de vida.
Quer aumentar a sua qualidade vida?...
tracking img