Qualidade de vida e estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
xx

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM xx

QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE

PROFESSORA: xx

xx
xx
xx
xx
xx
xx

SÃO PAULO
04/2011
xx
xx
xx
xx
xx
xx

QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE

Trabalho apresentado a Prof.ª xx, como parte do requisito de avaliação da disciplina de Relações Interpessoais do curso Superior de Tecnologia em xx.

ORIENTADORA: xx

SÃO PAULO
04/2011

xx
xxxx
xx
xx
xx

QUALIDADE DE VIDA E ESTRESSE

ORIENTADORA: xx

COMISSÃO EXAMINADORA
____________________________________________________
PROFESSORA xx
xx

SÃO PAULO
04/2011

Índice
Introdução 5
Estresse 6
Terminologia do Estresse 6
Teorias do estresse 8
Síndrome geral de adaptação 8
Estresse Ocupacional 9
Qualidade de Vida no Trabalho 9
Técnicas para Redução do Estresse 118 Dicas para Reduzir o Estresse e ser mais Feliz na Vida 12
Conclusão 15
Referências Bibliográficas 16



Introdução
Observa-se que, devido ao fenômeno da industrialização e dos avanços tecnológicos surgiram inúmeros benefícios para o cotidiano das pessoas. Porém, esse processo acarretou também em serias sequelas nas pessoas, principalmente nas sedentárias, limitando assim a capacidadedelas para agir contra as doenças modernas que aparecem, o que passou a ser chamado de estresse.
Outro aspecto que, gradualmente vem sendo cada vez mais difundido nas organizações, principalmente pelo fato de valorizar as pessoas como vantagem competitiva, é a qualidade de vida no trabalho.
Então este trabalho tem como objetivo pesquisar e exemplificar termo estresse e a Qualidade de Vida noTrabalho.

Estresse
Estresse é uma condição dinâmica onde o individuo é confrontado com uma oportunidade, limitação ou demanda com relação a alguma coisa que ela deseja e cujo resultado é percebido, simultaneamente, como importante e incerto (STEPHEN P. ROBBINNS, 2002).
O termo estresse foi tomado emprestado da fisica, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usadopela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.
O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentosde evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.
Terminologia do Estresse
O termo estresse agaste ou consumição, foi usado por Selye (1976) com um sentido neutro - nem positivo nem negativo. Ele o definiu como "reação não específica docorpo a qualquer tipo de exigência". A partir dessa definição Selye diferencia dois tipos de estresse: o eustresse (eustress) ou agaste, que indica a situação em que o indivíduo possui meios (físicos, psíquicos...) de lidar com a situação, e o distresse (distress) ou esgotamento, que indica a situação em que a exigência é maior do que os meios para enfrentá-la. Apesar de ainda ser usado em inglês,o termo "distresse" caiu quase em desuso, sendo substituído pelo próprio termo estresse, que passou a ter o sentido (atual) negativo de desgaste físico e emocional.
Outro termo importante no estudo do estresse é o termo estressor ou esgotador, que indica um evento ou acontecimento que exige do indivíduo uma reação adaptativa à nova situação; a essa reação se dá o nome de coping. Tais reações decoping ou adaptação podem ser funcionais ou disfuncionais, conforme cumpram ou não sua função na superação da situação na adaptação a ela.
Estratégias de coping, ou enfrentamento. São esforços cognitivos e comportamentais para lidar com situações de dano, de ameaça ou de desafio quando não está disponível uma rotina ou uma resposta automática. Apenas esforços conscientes e intencionais são...
tracking img