Qualidade de vida do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O termo Qualidade de Vida no Trabalho -QVT tem sido usado de forma genérica e engloba, segundo Silva e Tolfo (1999), temas como motivação, satisfação, condições de trabalho, gerenciamento do stress e estilos de liderança. Essas autoras consideram QVT como a preocupação com o bem-estar geral dos trabalhadores e sua saúde no desempenho de suas tarefas.A QVT, segundo Rodrigues(1991), é um modelo que surgiu na década de 50, na Inglaterra, a partir dos estudos de Eric Trist e colaboradores, do Tavistock Institute, pretendendo analisar a relação indivíduo-trabalho-organização. Esses pesquisadores desenvolveram uma abordagem sócio-técnica da organização do trabalho, tendo como base a satisfação do trabalhador no trabalho e em relação a ele. Noentanto, só a partir da década de 60, houve um novo impulso nos movimentos de QVT, sendo desenvolvidas inúmeras pesquisas sobre melhores formas de realizar o trabalho, enfocando aspectos da saúde e bem-estar geral dos trabalhadores. A QVT tem sido pesquisada em diversos países. No Brasil, só a partir dos anos 80, foram realizados alguns estudos, ainda muito influenciados pelos modelos estrangeiros.Dentre os pólos de desenvolvimento dessas pesquisas no país, destacam-se a Embrapa, em Brasília, e as Universidades Federais do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Apesar de inúmeros estudos sobre essa temática, o conceito de QVT está longe da unanimidade. Fernandes (1988) esclarece, no entanto, que os diversos conceitos de QVT voltam-se, geralmente, para três principais aspectos: areestruturação do desenho dos cargos e novas formas de organizar o trabalho; a formação de equipes de trabalho semiautônomas ou auto-gerenciadas; e a melhoria do meio ambiente organizacional.
Fatores como supervisão, condições de trabalho, pagamento, benefícios e projetos do cargo afetam a QTV, sendo a natureza do cargo o fator que envolve mais intimamente o trabalhador, já que, para a maioria das pessoas, umaboa vida de trabalho significa um cargo interessante, desafiador e compensador, ou seja, o projeto do cargo e a QTV são influenciados por fatores ambientais, organizacionais e comportamentais (WERTHER; DAVIS apud AYRES, 2000).
De um ponto de vista mais amplo e pouco tradicional, Handy (1978, p.273) afirma que "...a QVT influencia ou é influenciada por vários aspectos da vida fora dotrabalho. Logo, se faz necessário uma análise da vida do trabalhador fora do meio organizacional para que se possa medir a importância e interligação destas "duas" vidas". A partir de várias pesquisas sobre a relação entre fatores organizacionais e individuais, Vrendenburgh e Sheridan, citados por Rodrigues (1991), sugerem que o nosso contentamento com a vida é uma construção do conceito sobre asatisfação com os domínios específicos da vida, tais como a experiência de trabalho e a família. A partir dessa colocação Rodrigues(1991, p.98) afirma que "...a QVT é um ponto vital, não só para a realização do homem no trabalho mas também em toda a sua existência".
Visões atuais corroboram esse posicionamento. Moraes et al. (2000), entendem que a
QTV é uma busca de humanização no trabalho, com oobjetivo de alterar características deste, permitindo uma maior satisfação do trabalhador, bem como uma maior produtividade organizacional. Segundo eles, inicialmente a questão da Qualidade de Vida no Trabalho foi encarada como uma reação individual ao trabalho, em seguida passou a ser uma preocupação dos gestores na medida que pode contribuir para o aumento da produtividade e atualmente seuconceito extrapola o ambiente organizacional e passa a possuir uma preocupação mais global para o ser humano. E acrescentam que a QVT está relacionada à responsabilidade social da empresa, envolvendo o atendimento de necessidades e aspirações do indivíduo, através da reestruturação do desenho de cargos e equipes de trabalho, aliada a uma formação de equipes de trabalho com um maior poder de...
tracking img