Sigmund freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigmund Freud

Sigismund Schlomo Freud nascido em 6 de maio de 1856 em Freiberg , Moravia , filho de Jacob Freud e de sua terceira esposa , Amália ( vinte anos mais jovem que o marido ) . A família falava alemão . Era chamado pela família por Sigi , teve sete irmãos mais jovens .
Freud tinha dois meio-irmãos Emmanuel e Philipp , tinham praticamente a mesma idade de sua mãe . Freud era maisnovo que seu sobrinho Jonh , filho de Emmanuel.
Em 1859 o pai de Freud , um comerciante judeu de posses modestas leva a família para Leipzig , Alemanha , seguindo para Viena em 1860 , onde Freud viveu até 1938.
Quando tinha 8 anos Freud lia Shakespare e , na adolescência , ouviu uma conferencia , cujo tema era o ensaio de Goethe sobre a natureza , ficando profundamente impressionado .
Aos 9 anosFreud entrou para a escola onde teve um aproveitamento acima da média . Em 1873, matriculou-se na Universidade de Viena . Estudou primeiro filosofia , mas decidiu-se depois pela medicina , e se especializou-se em fisiologia nervosa , uma área onde a prática diária atenderia mais de perto à sua preocupação em conhecer a natureza humana .
Na Universidade foi aluno do filósofo Franz Brentano em 1874. Em 1876 obteve uma bolsa para trabalhar no Laboratório de Zoologia Marinha de Trieste , onde estudou os órgãos sexuais das enguias e publica assim “ Observações sobre a configuração e estrutura fina dos órgãos lobados das enguias descritos como testículos .”
Em 1880 fez o serviço militar , e para obter algum recurso financeiro , traduziu três ensaios de Stuart Mill para a edição , em alemão, das obras completas daquele filósofo ,
Em 1881 Freud conclui seus estudos em medicina .
Em 1882 tornou-se noivo de Martha Bernays. Por problemas financeiros , Freud deixou o cargo no Instituto para ser médico interno no Hospital Geral de Viena , nessa ocasião interessou-se pelo caso de uma paciente , relatado por Josef Breuer , um especialista em doenças nervosas a quem devotou granderespeito. Breuer submeteu-a uma sessão de hipnose e ela relatou casos de sua infância , e essa recordação fazia com quem se sentisse bem após a transe hipnótico . Nesse ano Freud está empregado como médico na Clínica Psiquiátrica de Theodor Meynert .
Entre 1883 e 1885 Freud terminou sua pesquisa de anatomia de medula , tornou-se professor de Neuropatologia ; e fez pesquisas e descobertas sobre osefeitos da cocaína . Passou algum tempo usando essa droga como um tônico estimulante.
Nessa mesma época utilizou uma bolsa de estudos que ganhou do governo para passar algumas semanas na Salpetriere , em Paris para aprender técnicas de hipnose em pacientes que tinham doenças mentais junto com o psiquiatra Jean Martin Charcot.
Em 1886 casou-se com Martha Bernays , no qual teve seis filhos ( Mathilde,1887; Jean-Martin, 1889; Olivier , 1891; Ernst, 1892; Sophie , 1893; Anna, 1895) . Em seu próprio consultório , Freud iniciou seu trabalho clínico , especializando-se em doenças nervosas , esse interesse pela histeria foi estimulado pela hipnoterapia praticada por Breuer e Charcot ( 1887-88) .
Passou a anotar seus próprios sonhos no início dos anos 1890 , convencido de que eles poderiamfornecer pistas para a atividade inconsciente .Em meados da década ele já praticava a auto-análise , sua intenção era utilizar tanto o material colhido em suas análises clínicas quanto o que obtinha por sua própria introspecção.Nessa mesma época surge uma amizade com o otorrinolaringologista Wilhelm Fliess , com quem tinha grande prazer em discutir suas idéias.
Nos anos de 1892 a 1895 , Freudgradualmente desistiu da hipnose , que substitui pelo divã , não mais utilizado para hipnotizar , mas para que o paciente em uma posição confortável , fizesse um esforço para lembrar os traumas que estariam na origem de seus problemas .Com o paciente relaxado , Freud conduzia uma livre associação de idéias , através da qual terminava por encontrar lembranças “recalcadas” pelo paciente ,e que eram a causa...
tracking img