Qualidade 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO DE BACHARELADO EM ENG. AMBIENTAL

GESTÃO DA QUALIDADE
5S

RICARDO
JOSE SOUZA
MIRANDA SOARES

Salvador – Bahia
2010

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
GESTÃO DA QUALIDADE

Trabalho apresentado sobre o método 5S em uma organização
como requisito da
disciplina Gestão da Qualidade em Engº de Produção do
curso de Bacharelado em Eng. de Produçãodo Centro Universitário Jorge Amado
de Salvador – 7º semestre,
sob orientação do professor
José Manoel Tito

Salvador – Bahia
2010

SUMÁRIO

1. Objetivos 04

2. Resumo05

3. Introdução 06

4. Desenvolvimento 07,08

5. Conclusão 09

6. Referências Bibliográficas10

OBJETIVOS

Identificar alguma empresa que trabalha com o método 5S e como é utilizada.

Resumo

A empresa Ceman utiliza o programa 5S, a área de RH passa a ter um forte aliado para penetrar verdadeiramente no negócio da empresa e conquistar a confiança dos que o comanda. Promovendo o 5S a área de RHencontra um canal de penetração consistente no negócio da organização, isto porque o 5S é um programa de simples entendimento, que traz resultados significativos em todas as fases e que não encontra opositores, nem mesmo dos sindicalistas mais radicais.

Palavras-chave: Negócio, Programa 5s, RH.

INTRODUÇÃO

A gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento esobrevivência de
uma instituição e para viabilizar o controle de atividades. informações e documentos. A meta é a boa prestação de serviços, de forma eficiente e dinâmica para que o solicitante fique satisfeito. Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas pra implantar o Sistema da Qualidade total numa empresa ou instituição é o Programa 5S. Este é o ponto de partida e um requisito básico para ocontrole da qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios ao setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para a produtividade. Porém, este programa implantado sozinho, somente ele, não assegura o Sistema da Qualidade eficiente. É necessário haver melhorias contínuas, treinamentos e conscientização do pessoal quanto à filosofia da qualidade.
O Programa5 S tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e órgãos, inclusive em residências, pois traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, saúde. higiene e traz eficiência e qualidade.

DESENVOLVIMENTO

No Brasil, muitas empresas vêm desenvolvendo a prática do 5S (algumas usando outras denominações para o programa) com bons resultados, comopor exemplo: CEMAN, CVRD, CSN, RHODIA, FORD, PETROBRÁS, PRONOR, BRAHMA, CARAÍBA METAIS, MARCOPOLO, AZALÉIA, FIAT, SESI, ACESITA, BELGO-MINEIRA, FIESC, OLSEN, etc. A responsabilidade pela gestão varia de acordo com cada empresa. Em algumas, a gestão está por conta da área de recursos humanos ou secretaria de qualidade. Em outras, a responsabilidade é da área de segurança industrial ou, até mesmo,da área de produção. Como base contextual o 5S é um processo educacional,um termômetro do gerenciamento,o melhor vendedor,a base para qualidade total e a prática visual de se mostrar a qualidade.
Porém a empresa escolhida pela a equipe será a empresa CEMAN. Foi-se o tempo em que os profissionais de RH limitavam-se a apresentar programas que transmitiam aos gerentes do negócio da...
tracking img