Qual o papel dos sistemas de informação nas áreas de contabilidade, economia e finanças, marketing, administração e gestão operacional? como a carreira de sistemas de informação está sendo afetada pelas novas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de informação gerenciais
Prof. Wagner pereira

1. Enumere e descreva seis motivos pelos quais os sistemas de informação são tão importantes para as empresas de hoje?
Resp: 1- Excelência operacional:  As tecnologias e os sistemas de informação estão entre as mais importantes para atingir altos níveis de eficiência e Produtividade nas operações.
2- Novos produtos, serviços e modelos denegocio: São as principais ferramentas que as empresas dispõem para criar novos produtos e serviços.
Um modelo de negocio descreve como a empresa produz, entrega e vende um produto ou serviço a fim de obter lucros.
3- Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores: Conhecer de verdade seus clientes e os atender bem, a relação típica deles é voltar a essas empresas. O mesmo se aplicaaos fornecedores oferecendo insumos vitais, reduzindo custos.
4- Melhor tomada de decisão: A TI tem permitido que, ao tomar uma decisão, os administradores façam uso de dados em tempo real, auxiliando na produção eficiente de bens e serviços.
5- Vantagem competitiva: Atingir um ou mais dos objetivos organizacionais como - excelência operacional, novos produtos, serviços e modelos de negocio,relacionamento com cliente, fornecedor, melhor tomada de decisão, provavelmente já será conseguido certa vantagem competitiva.
6- Sobrevivência: Sistemas e tecnologia de informação se tornaram imprescindíveis a pratica de negócios.

2. O que é exatamente um sistema de informação? Quais atividades ele executa?
Resp: Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto decomponentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Trêsatividades que o sistema de informação executa são: a entrada, o processamento e a saída de informações. A entrada captura ou coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo. O processamento converte esses dados brutos em uma forma mais significativa. A saída transfere as informações processadas às pessoas que utilizarão ou às atividades nas quais elas serão empregadas. Ossistemas de informação também requerem um feedback, que é a saída que retorna a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada.

3. Qual é a diferença entre dados e informação?
Resp: A diferença entre dados e informação é que, no caso, informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. Dados, ao contrário,são seqüências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.


4. O que é capacitação em sistema de informação? Em que ele difere da capacitação em computadores?
Resp: Capacitação em sistemas de informação deixa apta a coordenar uma equipegerenciando projetos e coordenando programadores assim como participando da elaboração e instalação de sistemas nas empresas.
Capacitação em computadores será apta a operar, consertar, fazer upgrade e redes com e sem fio nas empresas, na área mais operacional.

5. Enumere e descreva as dimensões organizacional, humana e tecnológica dos sistemas de informação.
Resp: 1 – Organizações: Os sistemas deinformação são partes integrantes das organizações. E, embora nossa tendência seja pensar que a tecnologia da informação está alterando as organizações e empresas, trata-se, na verdade de uma via de mão dupla: a história e a cultura das empresas também determinam como a tecnologia está sendo e como deveria ser usada. A fim de entender como uma empresa específica usa sistemas de informação, você...
tracking img