Quadro comparativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura e Produção de Textos Aplicada à Linguagem Jurídica





A postura do Leitor no Ato de Ler e de Escrever



Apresentam-se, a seguir, alguns textos que trazem considerações fundamentais sobre o processo de leitura e escrita.

1. Uma conscientização sobre a importância do ato de ler e de escrever




Há, portanto, uma arte de escrever - que é a redação. Não é umaprerrogativa dos literatos, senão uma atividade social indispensável, para qual falta, não obstante, muitas vezes, uma preparação preliminar.
A arte de falar, necessária à exposição oral, é mais fácil na medida em que se beneficia da prática da fala cotidiana, de cujos elementos parte em princípio.
O que há de comum, antes de tudo, entre a exposição oral e a escrita é a necessidade da boa composição, istoé, uma distribuição metódica e compreensível de ideias.
Impõe-se igualmente a visualização de um objetivo definido. Ninguém é capaz de escrever bem, se não sabe bem o que vai escrever.
Justamente por causa disso, as condições para a redação no exercício da vida profissional ou no intercâmbio amplo dentro da sociedade são muito diversas das da redação escolar. A convicção do que vamos dizer, aimportância em que há em dizê-lo, o domínio de um assunto da nossa especialidade tiram à redação o caráter negativo de mero exercício formal.
Qualquer um de nós senhor de um assunto é, em princípio, capaz de escrever sobre ele. Não há um jeito especial para a redação, ao contrário do que muita gente pensa. Há apenas uma falta de preparação inicial, que o esforço e a prática vencem.
Por outro lado,a arte de escrever, na medida em que consubstancia a nossa capacidade de expressão do pensar e do sentir, tem de firmar raízes na nossa própria personalidade e decorre, em grande parte, de um trabalho nosso para desenvolver a personalidade por este ângulo. [...]
A arte de escrever precisa assentar numa atividade preliminar já radicada, que parte do ensino escolar e de um hábito de leiturainteligentemente conduzido; depende muito, portanto, de nós mesmos, de uma disciplina mental adquirida pela autocrítica e pela observação cuidadosa do que outros com bom resultado escreveram.


CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Manual de expressão oral & escrita Editora. Petrópolis: Vozes, 1983.







2. A postura do leitor no ato de estudar a palavra escrita


Por hábitos arraigados,decorrentes de nossa prática diária, da ideologia vigente sobre a leitura e das exigências dos exercícios escolares, temos assumido uma posição "passiva" enquanto leitores. Posição esta que nos conduz a reter o texto e encerrar por aí a nossa atividade. O texto, assim sendo, termina nele mesmo. Ele é o fim da leitura.


Contudo, o texto é tão-somente um instrumento intermediário. Ele mediatiza leitor emundo. Ele serve de intermediário elucidativo entre o leitor e a realidade. Se um texto não nos auxiliar a entender melhor o mundo, ele nada fez; não cumpriu o seu papel.


Na discussão que se segue, vamos, pois, tentar fazer uma reflexão sobre a postura que deve assumir o leitor ao ler, fazendo desta atividade um processo de entendimento do mundo e, pois, um ato de conhecer. Caso isto nãoocorra, a leitura será somente uma forma mecânica ou semimecânica de identificar símbolos, sem que eles façam sentido como instrumento de compreensão da realidade.


A vida universitária, mais que qualquer outra situação existencial, é o lugar onde o leitor se apresenta como uma figura constante: leitura em casa, leitura na sala de aula, leitura na biblioteca. A vida universitária, em alentadaparte do seu tempo, é vivenciada junto aos textos de leitura.


O leitor poderá ser sujeito ou objeto da leitura, a depender da postura crítica ou acrítica que assuma frente ao texto sobre o qual processa o seu ato de estudar. O leitor como sujeito deve estar atento para três pontos fundamentais:


a. Ter o objetivo de compreender e não memorizar a mensagem. No primeiro caso, conhece "por...
tracking img