Extratificação das castas na india

843 palavras 4 páginas
ESTRATIFICAÇÃO DAS CASTAS NA INDIA
O mais correto é perguntar "o que eram" as castas, pois elas foram extintas por lei no fim da década de 40, depois que a Índia tornou-se independente. As castas eram um sistema de organização social que classificava as pessoas segundo a cor da pele e o grupo em que nasciam. Acredita-se que as castas apareceram cerca de 3 500 anos atrás. São definidas na antiga escritura Hindu, como: “Um grupo social hereditário” onde as pessoas só podem casar-se com pessoas do próprio grupo, e que determina também sua profissão, hábitos alimentares, vestuário e outras coisas, induzindo à formação de uma sociedade sem “mobilidade social". (pergunta embaixo).
Com o tempo, estabeleceram-se quatro castas principais e também os párias ou "intocáveis", que não pertenciam a nenhuma casta e eram os mais oprimidos do sistema . A oposição humanista nos séculos 19 e 20 derrubou esse sistema injusto, que mesmo extinto ainda influencia a sociedade do país. O que é Mobilidade Social?
Resposta: Um individuo que pertence a uma determinada classe social e transita para outra de acordo com o sistema de estratificação social, essa mobilidade divide-se em duas a horizontal e a vertical.
Horizontal: Provocado por fatores profissionais, por exemplo: um trabalhador que migra do interior para a capital. A sua posição social pode se alterar, mas o nível de renda não sofre grandes alterações e, por isso, permanece na mesma classe social.
Vertical: há uma alteração de classe social que pode acontecer de forma ascendente (de uma classe baixa para outra superior) ou descendente (de uma classe alta para outra inferior).

Estátua! Estratificação milenar impedia ascensão social na Índia

Quem ou o que é Brahma?
Resposta: Brama para os Hindus é um DEUS, e é representado com quatro cabeças, mas, originalmente, era representado com cinco. O ganho da quinta cabeça e a perda de uma é contado numa lenda muito interessante. De acordo com os mitos, ele possuía apenas

Relacionados

  • Max Weber
    2383 palavras | 10 páginas