Publico externo: consumidor final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Publico Externo: Consumidor Final



A razão de existir de toda empresa é seu cliente, portanto o consumidor final é o objetivo principal das ações de marketing e comunicação. Infindáveis são as maneiras de fazer promoção de vendas para o público final, e a criatividade é a ferramenta principal para desenvolver ações atrativas a esse público. Uma campanha promocional de sucesso estábaseada no conhecimento de informações fundamentais sobre ele.

Em conseqüência disso, para atrair as pessoas e torná-las consumidoras, as organizações apresentam seus produtos ou serviços e as incentivam a adquiri-los de suas marcas.

Todos esses conjuntos de ferramentas são utilizados para a interação com o consumidor e para se destacar em relação aos concorrentes, gerando assim um desafio maiorque é a atenção do consumidor, onde esse consumidor é monitorado todo dia, a toda hora e em qualquer lugar, através de embalagens, do design, do sabor, da cor dos produtos, assim mostra que as empresas se comunicam com os consumidores e passam informações não só pelas mensagens estampadas nas embalagens, mas também no contato com o produto, quando pensamos em uma marca de café, leite ou biscoito,o que lhe vem na mente? Então isso é a comunicação em marketing por meio de produtos.



Fatores Positivos que levam a escolha de um PDV



O PDV é o local onde a compra de um produto ou serviço é realizado e onde o consumidor recebe estímulos pelo posicionamento dos produtos na gôndola e pela degustação entre outras atividades, entre elas esta bandeirolas, que é o material queutiliza bandeiras para enfeitar a loja, cartazete é um pequeno cartaz usado no PDV que é colocado sobre o produto para chamar atenção do consumidor, demonstração que é a apresentação por um profissional que também pode envolver degustação, som, luzes, cores etc.

Tudo isso para levar o consumidor não só a comprar o produto que originou a ida ao PDV, mas como outros produtos que acabam despertandoseu interesse.



Algumas dicas para conquistar o cliente:
1. Em vez de se preocupar com a necessidade de vender, pense antes nos objetivos dos clientes.
2. Fale menos e pergunte mais.
3. Concentre-se 100% em cada cliente que for atender.
4. Em vez de vender preço, ofereça oportunidade de satisfação.
5. Seja sincero. Não venda o que o cliente não pode comprar.
6. Cadastre seu clienteem um banco de dados e construa grandes relacionamentos.
7. Ofereça um sorriso sincero como seu maior cartão de visita.
8. Após a compra efetuada, mande um e-mail de agradecimento pela confiança depositada na empresa e em você.
9. Seja um solucionador de problemas e terá a fidelização do cliente.
10. Apresente testemunhos de clientes satisfeitos

Além das dicas é importante também motivaros clientes no ponto de vendas, mostrando a esses clientes que sempre ele sairá ganhando, com produtos de alta qualidade, com embalagens atraentes, datas de validade de perecíveis mais longas, seguros e bens materiais, sugerir brindes como recipientes para guardar produtos perecíveis, como baldes latas e garrafas, então para satisfazer a essa motivação de compras muitas vezes optamos por pagar maiscaro por produtos superiores, pois neste caso, o mais importante não é o preço, mas a qualidade.

Essa é uma motivação de compra que deve ser muito bem trabalhada, especialmente quando sugerimos a introdução de um novo conceito de consumo; se esse processo não for bem feito, haverá muita reclamação e o resultado do lançamento será um fiasco. O Cliente com a motivação de auto-estima é o maisdifícil de conquistar, e o mais fácil de perder. Quando ele está plenamente satisfeito, transforma-se em um formador de opinião e divulga suas experiências positivas; contudo, quando insatisfeito, torna-se um inimigo mortal e perigoso por não aceitar ser ludibriado ou ter um atendimento inadequado.

O comportamento de um consumidor é influenciado por quatro fatores:



FATORES CULTURAIS...
tracking img