Publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Publicidade:
Um texto publicitário pode tender a busca pela originalidade. (kalvin klein), ou seguir uma direção oposta, repetindo esquemas esteriotipados, feitos em menor grau de originalidade aexemplo das campanhas de sabão em pó.
Em um momento em que acontece certa redemocratização da sociedade brasileira é possível á publicidade mexer com tabus como o do homossexualismo, complexo de édipo,tema esse que provocam incômodo em muitos receptores.
É evidente que ao lado dos anúncios mais ousados, existe também as banalidades como a de colocar um atleta para vender vitaminas, um dentistapara indicar um creme dental, ou um empresário de sucesso para indicar uma determinada corretora de valores. Mas esses casos, não deixam de ter força persuasiva.
O texto publicitário nasce na conjunçãode vários fatores: psicosociais-econômicos ou conjunto de efeitos teóricos(técnicas de linguagem, argumentativas, os raciocínios).
Exemplificar no slide:
"Nove entre dez estrelas do cinema usamLux."
um bom slogan tem entre 4 e 7 palavras
trata-se de um silogismo (forma de raciocínio que passa por três fases: premissa maior, premissa menor e conclusão) >Premissa maior: as mais belas dasmulheres usam lux > premissa menor: você ou quer ser uma bela mulher >conclusão: você deve usar lux
uso de figuras retóricas (2 figuras prioritárias: comparação e hipérbole) > Na primeira tenta passarque a estrela de cinema é uma mulher comum e na segunda um exagero que é 9 entre 10 mulheres usam lux
Obs: o slogan se abre para duas realidades de forte pressão psicossocial, a exclusão : ninguémdeseja ser socialmente excluído. O símbolo: vivemos em um mundo que não gosta do feio. O convite a beleza soa como obrigação.
Um outro exemplo é o sucesso do Cepacol. Originalmente, tinha licença paraser vendido como produto farmacêutico,depois , com o sucesso enorme da campanha passaou a ser comercializado também nos supermercados. A agência responsável criou um personagem, o Bond Boca, que...
tracking img