Psicoterapias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO ATUAM AS PSICOTERAPIAS: OS AGENTES DE MUDANCA E AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E INTERVENCOES PSICOTERAPICAS
As psicoterapias são métodos de tratamento realizado por profissionais treinados com o objetivos de reduzir o remover um problema, uma queixa ou um transtorno de um paciente ou cliente, utilizando, para tal fim, meios psicológicos, São realizadas em um contexto primariamenteinterpessoal, a relação terapêutica, e utilizam a comunicação verbal como principal recurso. Caracterizam-se, ainda, por ser uma atividade eminentemente colaborativa entre paciente e terapeuta.
As psicoterapias constituem-se em importante recurso para o tratamento dos transtornos mentais e dos problemas de natureza emocional, sendo, em algumas situações, o método mais efetivo de que se dispõe e um importantecoadjuvante de outros métodos de tratamento, como os psicofarmacos.
As pesquisas dos resultados da psicoterapia chegaram as seguintes conclusões gerais:
· A psicoterapia e mais efetiva e rápida do que as mudanças naturais dos pacientes sem tratamento.
· Os pacientes tratados com psicoterapias alcançam melhores resultados se comparados com os que permanecem em lista de espera para serem tratados(lista placebo);
· Na maioria dos transtornos, a psicoterapia costuma manter seus resultados por mais tempo.
· Em termos de gerais, não foi possível determinar a superioridade de um enfoque terapêutico em relação ao outro (Lambert, 1986; Luborksky; Singer, 1975).
Acredita-se ainda que, para algumas psicoterapias, eventualmente, um tipo de intervenção especifica seja crucial para a eliminaçãodos sintomas e a obtenção dos resultados desejados. um exemplo e a exposição in vivo para eliminar sintomas fóbicos, ou a técnica de exposição e prevenção de rituais para tratar de sintomas obsessivo compulsivos.

FATORES OU AGENTES DE MUDANCA EM PSICOTERAPIA
Luborsky (1976), tentando explicar como agem as psicoterapias, dividiu os fatores responsáveis pelas mudanças em dois grandes grupos:
1. Astécnicas utilizadas especificam de cada modelo e que englobariam as diferentes intervenções do terapeuta, bem como a forma como são estruturadas e conduzida as sessões
2. Relação paciente terapeuta, englobando os fenômenos transferências, os aspectos lógicos e racionais (aliança terapêutica), os quais seriam os fatores nao~especificos, comuns a praticamente todas as terapias.
Karasu (1986)sintetizou os agentes de mudança comuns as diversas psicoterapias nos seguintes itens;
a. Experiência afetiva; o clima favorável para expressar e compartilhar emoções, e realizar a catarse.
b. Aumento das habilidades cognitivas: pela aquisição e integração de novos padrões de pensamentos e de percepção.
c. Regulação do comportamento de aprendizagem de controle de ações e hábitos e, consequentemente,mudanças de comportamento. Aos agentes de mudança citados por karasu poderíamos acrescentar um quarto grupo, no qual seriam incluídos os fatores sociais, grupais ou sistêmicos, as diferentes modalidades de terapias procuram obter mudança por meios de intervenções que viçam a modificar o ambiente social ou familiar no qual ciente vive, ou, ainda, utilizam os chamados fatores grupais como ingredienteterapêuticos.

FATORESDE NATUREZA COGNITIVA: PSICOEDUCACAO, REESTRUTURAZAO COGNITIVA E INSIGHT.

PSICOEDUCACAO
Tem por objetivo aumentar o conhecimento do paciente sobre o transtorno de que e portador, sobre os sintomas e mecanismos envolvidos em sua origem e perpetuação, sobre a prevenção de recaídas, assim como sobre os recursos dos quais pode dispor para lidar com os déficits resultantes dadoença, ou com os efeitos colaterais dos medicamentos. O segundo objetivo e familiarizar com o paciente com o modelo de terapia, com os mecanismos e estratégias utilizadas para remover os sintomas, e com a forma pela qual pode se dar essa remoção. Eventualmente, e um estratégia essencial e indispensável para a prevenção de recaídas. E realizada mediante explanações do próprio terapeuta, leituras,...
tracking img