Relatorio de medicao de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
* CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
* DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ELETRICIDADE – DEEE MEDIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA* PROFESSOR: Antonio Dantas Maniçoba ALUNOS:


RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 1
Aferição e calibração de instrumentos para medição de energia elétricaSÃO LUÍS – MA
2012
1. INTRODUÇÃO

Este relatório descreve a aferição de três instrumentos de medição de energia elétrica, sendo um voltímetro, um amperímetro e um wattímetro.
A aferição de uminstrumento de medição consiste em compará-lo com outro equipamento para determinar se o instrumento em questão estar funcionamento dentro da classe de exatidão especificada. É importante observarque o instrumento utilizado como referência para a comparação deve ter uma classe de exatidão no mínimo duas vezes melhor do que o instrumento a ser aferido. Neste experimento utilizaram-se instrumentosde medição analógicos para aferir instrumentos digitais.
Somente após a aferição do equipamento é possível fazer a sua calibração. Calibrar um instrumento significa alterar os seus ajustes de modo adiminuir o erro de medição, para que este instrumento funcione dentro da faixa de erro admitido pela sua classe de exatidão.

2. OBJETIVO
* Aferir diversos instrumentos de medição de energiaelétrica, sendo eles: voltímetro, amperímetro e wattímetro.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Aferição de voltímetro.
Para a aferição do voltímetro foram conectados dois voltímetros (Vp, Ve) emparalelo com um varivolt como mostra a figura 1.

Figura 1

O voltímetro padrão (Vp) é um instrumento analógico e tem uma classe de exatidão de 0,5%. O voltímetro a ser aferido (Ve) é um instrumentodigital e sua classe de exatidão é 1,2%. A tensão no varivolt foi alterada até obter os valores 200 V, 240 V e 280 V no voltímetro Vp. Para cada tensão foi anotado o valor obtida simultaneamente no...
tracking img