Psicoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOTERAPIA BREVE E PACIENTES DEPRESSIVOS
RESUMO 

Embasado nos pressupostos da teoria psicanalítica, o presente trabalho faz um levantamento conceitual sobre a técnica da Psicoterapia Breve debase psicodinâmica, juntamente com as diferentes fases da depressão, visões tanto psicológicas quanto médicas da questão e, possibilidades de tratamento. A partir disso, faz uma reflexão do quêdiferentes autores falam sobre o assunto, bem como diferentes áreas da saúde, apresenta um pouco da história da depressão, aborda a posição depressiva, a qual se distancia da doença, passando a discutir umafase saudável do desenvolvimento. Em seguida, discute sobre o trabalho da Psicoterapia Breve nesses pacientes, analisa a interferência e o alcance da técnica. 
Conclui-se que, a Psicoterapia Brevetem muito a acrescentar no tratamento de pacientes depressivos, pois ela fornece um acolhimento chave para o fortalecimento da vida do paciente, além da forte aliança terapêutica que é de extremaimportância para o paciente e que a Psicoterapia Breve nos contempla através do acolhimento e da focalização de assuntos centrais na vida do paciente. 
Entende-se, portanto que a Psicoterapia Brevemostra-se uma técnica adequada e eficaz no tratamento de pacientes depressivos.

Introdução 

Quando resolvi escrever algo sobre o motivo da escolha do tema Depressão, pude me incomodar com o quedescreverei a seguir: Para chegar ao meu tema, tenho que pensar que, de um modo geral, já pertence ao próprio Psicólogo se incomodar com o sofrimento do outro, fazendo esforço para que esse sofrimento sejaamenizado. A partir do momento que escolhemos esta profissão, sabemos que iremos lidar quase que totalmente com o sofrimento e com os sentimentos das pessoas que nos procuram. Acredito que esse impulsode lidar com essas pessoas e ajudá-las de alguma forma já faz parte da natureza do Psicólogo. Foi baseada neste impulso e nessa vontade de fazer algo significativo pelo outro que escolhi um tema...
tracking img