Apologia da historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem

Com a massificação da internet e, em especial, com a explosão do fenômeno Facebook, as redes sociais incorporaram seus elementos sociais e culturais, aliando-se ao contexto de pós-modernidade vivido nos dias atuais e cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável.

O uso doscomputadores e da Internet nas escolas criou uma infinidade de mitos que, em sua maioria, não apenas não correspondem à realidade como também escondem fatos e intenções. Um desses mitos é o de que o aluno é naturalmente um grande conhecedor da tecnologia e que domina o Computador e a Internet, enquanto que os professores, por sua vez, nasceram sem o “gene digital” e, por isso, estão sempre emdesvantagem e sentem-se naturalmente inseguros para usar o computador e a Internet sem que antes tenham múltiplas capacitações e passem a dominar também essas tecnologias.
Citando alguns itens iremos perceber que os alunos não dominam perfeitamente o computador e a internet.
1- Eles usam o Google como ferramenta quase exclusiva para pesquisa; pesquisam usando uma única palavra de busca ou uma frasemuito curta;
2- Gostam de pesquisar vídeos no YouTube ;
3- Os alunos usam praticamente apenas Três meios de comunicação na Internet: o Twitter, Facebook, Tumblr ; o e-mail é muito pouco usado;
4- A linguagem utilizada nas comunicações é a linguagem coloquial, basicamente oral e simplificada por um sistema de códigos e abreviações que se difundiu pela Internet nas salas de bate-papo e posteriormente noMSN e no Facebook;
5- Imagens são publicadas preferencialmente no Facebook, são pessoais ou da turma e referem-se ao cotidiano dos alunos;
6- Vídeos procuram retratar o cotidiano e situações que consideram interessantes, embora sejam muitas vezes vídeos toscos, de mau gosto e ofensivos.

Como podemos ver, um número considerável dos alunos são basicamente analfabetos tecnológicos funcionais, istoé, eles conhecem as tecnologias que lhes permitem pesquisar, comunicar-se e publicar, mas não o fazem com proficiência porque não possuem as competências e habilidades necessárias para tal. Além disso, as ferramentas que eles conhecem são extremamente simples e eles as conhecem de forma superficial.
Do outro lado do universo digital temos os professores. Estes possuem as competências e habilidadesque lhes permitem pesquisar, comunicar-se e publicar com proficiência, mas não o fazem porque na maioria das vezes não têm conhecimento das ferramentas e meios disponíveis para fazê-lo por meio da tecnologia digital dos computadores e da Internet. Além disso, o conhecimento superficial das ferramentas torna os professores inseguros, ainda que esse conhecimento superficial seja maior do que o dosalunos.
Com a tecnologia à disposição dos estudantes, há maior exigência em relação à prática pedagógica.
Litwin diz que a incorporação das novas tecnologias da informação e da comunicação no campo educacional tem consequências tanto para a prática docente como para os processos de aprendizagem.
Litwin afirma ainda que:
“As novas tecnologias e o aumento exponencial do conhecimento levaram a umanova organização de trabalho, onde se faz necessário:
- a imprescindível especialização dos saberes, dando lugar à figura do especialista;
- a colaboração transdisciplinar e interdisciplinar;
- o fácil acesso à informação (arquivos, banco de dados, etc.);
- considerar o conhecimento como um valor precioso, quantificável em termos de obtenção, de custo, de utilidade, de produtividade e de transação navida econômica, etc.” (1997, p.83).
Tudo isso sinaliza ainda mais intensamente para a necessidade de uma mudança de paradigma por parte do professor que lhe permita ver no aluno uma possibilidade de parceria na aprendizagem sobre o uso da tecnologia e que, paralelamente, lhe permita uma maior atuação sobre a aprendizagem dos alunos usando as oportunidades e ferramentas que lhe aproximam do...
tracking img