Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA JUNTO ÀS FAMÍLIAS

Lourdes Bernadette Milhomem Rocha *
RESUMO
No presente artigo relata-se, através de análises feitas no CAPSIJ Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Imperatriz, a importância e a compreensão da atuação psicopedagógica junto aos pais, avaliando as principais dificuldades encontradas pelos profissionais especializadosdurante as intervenções com as famílias das crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. Os sujeitos pesquisados foram famílias de crianças / adolescentes atendidos com problemas de aprendizagem. Os instrumentos utilizados para coleta de dados e levantamento de hipóteses, foram a observação, entrevistas e questionários aplicados às psicopedagogas e famílias. Os resultados apontaram para afalta de conhecimento das famílias com relação ao seu papel e do psicopedagogo como suporte para minimizar as dificuldades de aprendizagem, como também para uma reflexão sobre a relevância do cuidado às famílias, com ênfase na cultura, seus valores, costumes, tradições, afetividade e cognição em seu contexto sócio familiar.
PALAVRAS-CHAVE: Dificuldade de Aprendizagem. Atuação Psicopedagógica.Família. Desenvolvimento cognitivo-cultural-afetivo.
1 INTRODUÇÃO
A atuação psicopedagógica é concebida como uma área de conhecimento que proporciona uma melhor compreensão do significado do não aprender apresentando como objeto de estudo o processo de aprendizagem, suas interfaces. Esta área visa valorizar a construção de uma educação mais ampla que integre as diversas áreas doconhecimento, minimizar os fatores que impedem a aprendizagem, adotar uma postura crítica frente aos transtornos mistos das habilidades escolares e propor novas alternativas fundamentais para os profissionais envolvidos no atendimento das crianças, famílias e nas suas inter-relações com a aprendizagem.
Implica compreender que a situação de aprendizagem, individual ou em grupo, requer uma modalidadeparticular de atuação. Não há procedimentos pré-determinados e sim, observação e uma análise profunda de uma situação concreta e necessária para reconhecer e considerar a interferência, não só nas causas dos problemas, como também na forma de atuação do profissional, voltado cada vez mais para uma ação preventiva, contribuindo para a construção de uma formação sólida e consistente frente àsdificuldades e limitações encontradas diante da complexidade de novas configurações familiares que surgem a cada dia.
É mediante o pressuposto de uma modalidade particular de atuação, que o trabalho psicopedagógico se faz atuante, descobrindo nas crianças suas capacidades e desenvolvimento das atividades que o auxiliam na ordenação e coordenação de suas idéias, manifestações intelectuais ereconhecimento das capacidades da criança com o fim último de retirar o obstáculo que a impede de aprender.
A intervenção psicopedagógica realizada no CAPSIJ - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Imperatriz , procura ver a maneira como as pessoas aprendem e se desenvolvem com as dificuldades e os problemas que encontram, auxiliando-as a superar essas dificuldades com atividades planejadas eexecutadas para uma melhor aprendizagem.
Na tentativa de buscar soluções, é comum as famílias apresentarem problemas comportamentais inadequados, pois a maioria das famílias não são alfabetizadas; outras não lembram de dados importantes para a construção da anamnese; algumas não conseguem acomodar as orientações das psicopedagogas, deixando de comparecer às sessões. Assim, como encontramos famíliasque têm formas próprias de lidar com estratégias de aprendizagem e de enfrentar dificuldades, buscando a psicopedagogia como apoio.
Os psicopedagogos assumem grandes desafios levando em consideração que junto ao funcionamento cognitivo de cada sujeito estão as suas emoções, com todos os seus significados e conteúdos. A aprendizagem é parte do contexto familiar e social do qual a criança faz...
tracking img