Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação e Diversidade




Direitos Humanos e Pluralidade Cultural

A pluralidade cultural e os direitos humanos são dois itens que devem andar juntos. È evidente o preconceito em nossa sociedade.Tornando-se humilhante o descaso e abandono com a população.
Já é própria da natureza humana a rejeição aos mais fracos, e menos afortunados, isso faz com que estes sofram acontecimentosabsurdos de desigualdade aos direitos mais básicos do ser humano. Com isso os direitos humanos são descartados por uma sociedade individualista. Onde existe uma variedade de culturas, que de certa forma todos nascem iguais com os mesmo direitos e livres.
Seres humanos são diferentes. Varia na cor de pele, na altura, forma dos olhos, no cabelo, no sexo.São diferentes nas crenças religiosas,valores, laços familiares, modo como assumem os papéis de homem e mulher. Quando nascem, não estão preparados pra viver, necessitam de controle e orientação. É na convivência em sociedade que será formada a personalidade junto com planos e desejos.
É a pluralidade que torna cada ser único, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania. A diversidade deculturas não é baseada na separação de grupos, mas sim na identificação com sua própria identidade. Todo ser humano tem direitos iguais, que são fundamentais pra sua vida em sociedade, como moradia, saúde, alimentação, direito ao afeto e livre expressão da sexualidade. È dever de todos respeitar e promover a vida.

Uma maneira clara de desrespeito com o ser humano é de não poder usufruir seusdireitos. Enquanto as pessoas de baixa renda passam por humilhações, outros com poder não se preocupam com limites. A diferença criada neste modelo social é tamanha que enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora, pessoas morrem por falta do cumprimento de um direito básico essencial que é o de se alimentar. Enquanto políticos enriquecem, desviando dinheiro público, milhares de famílias sofrem odescaso de não ter atendimento nas redes de saúde pública. Porém algumas pessoas têm a consciência dessa diversidade, porque ela não é somente um bem que se deve preservar, mas também um recurso que é necessário promover, numa nação rica em cultura. Não importa se a pessoa é homem ou mulher, não importa onde ela nasceu, nem a cor da sua pele, não importa se a pessoa é rica ou pobre, nem sua crençareligiosa. Os direitos humanos são fundamentais. São os mesmos pra todos.  
Invenção da Infância
“...Toda criança,todo adolescente tem direito de uma vida descente...”
Hiperatividade em sala de aula
Logo cedo fui até a creche próxima da minha casa, para fazer uma avaliação em questão sobre o comportamento das crianças. Avaliei uma turma onde as crianças eram de dois a três anos de idade.Chegando lá vi que os alunos estavam tendo aula de dança, que tinha começado há pouco tempo.
Todas as crianças estavam dançando a música que tinham aprendido na aula anterior, faziam corretamente igual à professora.Tinha um menino que não estava nem ligando para a aula, ele fazia de tudo para chamar a atenção dos colegas, puxando o cabelo de um e abaixando a roupa de outro.
A professora tentoufazer com que o menino participasse da aula, ensinando a dança do trenzinho, ele até participou da aula, mas logo estava inquieto, então a professora decidiu levá-lo até a secretaria onde lá iria ficar até a aula terminar.
Observando esta aula pude ver que a decisão que a professora tomou com aquele aluno, foi correta, já que ela não conseguia mudar a situação.
Voltando a sala de aula aprofessora viu os alunos sentados esperando por ela e então voltaram a dançar a música do trenzinho.

Preconceito ou câncer social
Ao parar frente a uma escola infantil ,fiquei a observar as crianças que corriam eufóricas à compartilhar as brincadeiras.Me detendo um pouco mais, percebi uma menina que se mantinha afastada das demais e resolvi saber o que se passava com aquela criança que...
tracking img