Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO DE APOIO: O QUE É PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL É CIÊNCIA OU BOM SENSO?




RESUMO


O objeto da Psicologia foi definido como o comportamento observável dos seres vivos (animal e humano) e somente após esta definição a Psicologia conseguiu integrar-se às Ciências Sociais. As divergências na conceituação do objeto da Psicologia foram discutidas, mostrando-se os pressupostos básicos dasdiferentes abordagens. Os objetivos da Psicologia foram definidos como sendo os de descrever, explicar e predizer o comportamento. A integração das informações das demais áreas do conhecimento humano à Psicologia foi mostrada como uma das características do desenvolvimento da Psicologia como ciência. Ao mesmo tempo, discutiram-se os problemas éticos colocados pelo desenvolvimento da Psicologia comociência, desenvolvimento que possibilita cada vez mais o controle e o planejamento do comportamento humano.
Método cientifico e o objeto da Psicologia foram analisados, enfatizando-se a natureza do fenômeno em estudo, que exige flexibilidade cientifica e diferentes métodos e técnicas de estudo. As diferentes funções da Psicologia foram discutidas. Salientou-se a importância do paradigma depensamento e do sistema de valores do cientista na própria definição da Psicologia, bem como na sua aplicação.


TERMOS E CONCEITOS IMPORTANTES

Behaviorismo: escola psicológica que limita o comportamento às ações diretamente observáveis dos seres vivos (humano e animal).
Cognitivismo: escola psicológica que considera os fatores internos (consciência-inconsciência) como objeto da Psicologia.Comportamento humano: resulta da interação de fatores ambientais e genéticos.
Ideologia: conjunto de crenças ou sistemas de valores aceitos por um indivíduo, pelos grupos ou pela sociedade.
Método científico: instrumento utilizado pela ciência na sondagem da realidade. Instrumento formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais os problemas científicos são formulados e as hipótesescientificas são examinadas.
Objetivos da Psicologia: descrever, explicar e predizer comportamentos.
Objeto da Psicologia: comportamento observável nos seres vivos (animal e humano).
Pesquisa-Ação: processo em que o cientista social estuda o processo social ao mesmo tempo em que participa na intervenção da realidade.
Psicologia: ciência do comportamento dos seres vivos (humano e animal).
Ciência:forma rigorosa do saber humano. Resulta da investigação sistemática e das operações e transformações mentais que o cientista realiza com os dados observados. A ciência não é verdade acabada. Poderá ser desenvolvida ou modificada por novas descobertas científicas.

Ao terminar a leitura deste capitulo, você deverá ser capaz de:
1. Compreender a Psicologia como ciência.
2. Compreender o objetoda Psicologia.
3. Compreender o dilema ético do uso da Psicologia na organização.

A preocupação de conhecer o comportamento humano tem sido uma constante desde os primórdios da Humanidade. A análise da evolução dessa preocupação mostra diferentes tentativas, cada uma delas baseada nas crenças e nos conhecimentos da cultura em que se inspira. A crença de que o caráter da criança seriadeterminado pela posição dos astros no momento do seu nascimento fundamenta-se na Astrologia. Essa crença, apesar de milenária, ainda persiste em determinados grupos culturais. A semelhança física dos indivíduos com os animais sugere outra explicação do comportamento humano. Assim, à medida que os indivíduos apresentam certas semelhanças físicas com os animais, também apresentam semelhanças com ocomportamento desses animais: agressividade do leão, lealdade do cão, mansidão do carneiro, sagacidade do gato etc.


Provérbios e a Psicologia

As crenças populares constituem também outras formas de explicação do comportamento. Essas crenças são transmitidas de geração a geração através dos provérbios. Estes, por sua vez, pressupõem hipóteses básicas que são tomadas como postulados científicos e...
tracking img