Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Comportamento Respondente: O comportamento respondente ou reflexo inclui todas as respostas dos seres humanos, e de muitos organismos, que são eliciadas por modificações especiais de estímulos do ambiente. Por exemplo: Sempre que a pupila dos olhos se contraem ou se dilatam em resposta à modificação na iluminação do ambiente; sempre que a boca enche de água ao degustar um petisco; sempre queuma lufada de ar frio arrepiar a pele, sempre que derramarmos lágrimas ao descascar cebolas; dentre muitas outras maneiras. 

2- Comportamento operante: Relação entre uma resposta e o estímulo produzido por ela. Dito de outro modo, é um comportamento em que a resposta é controlada por suas conseqüências, o comportamento operante é controlado, principalmente, pelos eventos ambientais que ocorremapós a resposta. O paradigma do comportamento operante é R-->S : uma resposta produz um estímulo e esse estímulo controla a resposta. Ou seja, a resposta é controlada por uma modificação ambiental que ela mesma produziu. Na linguagem da análise do comportamento, diz-se que comportamentos operantes são emitidos pelo organismo. Eventos ambientais anteriores à resposta podem controlar comportamentooperante (ver Controle de Estímulos). Algumas vezes, eventos ambientais podem controlar respostas operantes de forma acidental (ver Comportamento supersticioso). Ver Comportamento, Comportamento respondente e Interação Respondente-Operante. Exemplos: falar, ler, andar em uma avenida, atravessar a rua, prestar atenção, etc. 

3- Reforço: Os reforços são divididos em dois tipos: reforço positivoe reforço negativo. Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa (estímulo). Um reforço negativo também aumenta a probabilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido.O que difere um reforço positivo de um reforço negativo éque o primeiro consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente e o segundo consiste em retirar um estímulo aversivo. Por exemplo, o comportamento de estudar bastante é reforçado pelo estímulo reforçador de se receber uma boa nota, de modo que a boa nota é um reforço positivo. Por outro lado, desligar o telefone durante uma conversa desagradável retirará do ambiente um estímulo aversivo, que éa conversa, de modo que desligar o telefone é um reforço negativo. 

4- Contingências: contingência é uma relação que existe entre termos determinantes do comportamento. Esses termos formam a lógica de como ele funciona. contingência pode significar qualquer relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais. Exemplo:  Se você fez a tarefa de casa(comportamento), então pode sair para o recreio (mudar de ambiente e ter acesso a lanche, companhia, brincadeiras, etc.) se não, fica em sala. 

5- Extinção operante: Quando o reforço já não estiver sendo dado, a resposta torna-se menos frequente, o que se denomina, "extinção operante". A suspensão do reforço e o processo dele decorrente são conhecidos como extinção Operante. Portanto a suspensão doreforço tem como resultado a gradual diminuição da frequência de ocorrência do comportamento.  

6- Extinção respondente: Refere-se à apresentação do estímulo condicionado na ausência da apresentação subsequente do estímulo incondicionado. Dito de outro modo, no condicionamento respondente, a extinção é a apresentação do estímulo condicionado sem, ou não mais em uma relação contingente com oestímulo incondicionado (ou administração no responder do condicionado que segue esta operação). 

7- Resistência à extinção: Pode ser definida  como o tempo ou o numero de vezes que um organismo continua emitindo uma resposta após a suspensão do seu reforço. Quanto mais tempo, o comportamento continua a ser emitido sem ser reforçado, maior será a resistência à sua extinção. Quanto menos tempo o...
tracking img