Citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CLASSIFICAÇÕES EM CITOPATOLOGIA CERVICO VAGINAL

1- Papanicolaou- Proposta em 1943 por George Papanicolaou distingue cinco classes de esfregaços. Extremamente popular. Teve papel histórico, mashoje deve ser abandonada. Críticas: as classes III e IV compreendem conjunto de lesões que devem ser mais detalhadas. Além disso, a definição das diferentes classes foi modificada pelos laboratórios,ao longo do tempo, criando confusão na interpretação do diagnóstico.

Classe I- ausência de alterações celulares

Classe II- alterações sem características de malignidade.

Classe III- suspeitode malignidade.

Classe IV- fortemente suspeito para malignidade.

Classe V- francamente positivo para malignidade.

2- Reagan- (1953) Introdução do termo displasia para descrever as lesõesepiteliais menos marcadas que as do carcinoma. Distingue três graus de displasias: leve, moderada e acentuada. O caráter subjetivo da diferenciação entre os diferentes graus leva a dificuldade nareprodução dos diagnósticos por diferentes citologistas, mesmo avaliando a mesma amostra.

3- Richart (1967) Reuniu as lesões intra-epiteliais em um único grupo, as neoplasias intraepiteliais cervicais(NIC), que diferenciou em três categorias: NIC I, NIC II e NICIII. Reduziu o número de termos mas, assim como as outras, não propõe correlação entre imagem microscópica e o prognóstico clínico.

4-Bethesda- Em 1988 um grupo de especialistas reunidos em Bethesda, Estados Unidos, assumiu as críticas endereçadas às classificações citológicas e propõe um sistema que permita a padronização dos critériosdiagnósticos internacionalmente e uma boa relação entre o diagnóstico citológico com a conduta clínica. Sofreu importantes revisões em 1991 e 2001.

Indica que o tipo de amostra deve serespecificado no laudo. Introduz apreciação sobre a qualidade do esfregaço. A adequação da amostra deve ser expressa como SATISFATÓRIA ou INSATISFATÓRIA. O obscurecimento de 70% ou mais da amostra por...
tracking img