Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Psicologia Hospitalar?
Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Ela não trata apenas aquelas doenças com causaspsicológicas classicamente denominadas psico-somáticas, mas sim dos aspectos psicológicos existentes em toda e qualquer doença.
Para que serve a Psicologia Hospitalar?
A finalidade da psicologiahospitalar é ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento. Geralmente a doença chega como um susto, desarrumando a vida da pessoa e sacudindo sua subjetividade. E agora? O que fazer? É ai queentra em cena o psicólogo se oferecendo para, com sua escuta, ajudar o paciente a encontrar uma resposta para esta pergunta. Enquanto a medicina objetiva curar a doença, a psicologia hospitalar buscareposicionar o sujeito em relação a sua doença.
Ccmo funciona a Psicologia Hospitalar?
Para realizar seu trabalho de ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento o psicólogo se vale deseu único e legitimo instrumento de trabalho, a palavra. Sim o psicólogo só conversa, acontece que a conversa não é “só isso”, é um “muito mais que isso” , aponta para “um além disso” contido naspalavras. A estratégia da psicologia hospitalar pode ser resumida nesta magnífica frase de Freud: “...o trabalho clinico consiste em ajudar a pessoa a reencho

cabe ao psicólogo ser o elo entrepaciente/equipe/família. O trabalho do psicólogo na UTI é importante principalmente no pós-operatório, quando o vinculo formado entre eles é fundamental. A ajuda à família é tarefa do psicólogo nessa fase,inclusive determinando qual o membro da família tem condições emocionais de receber e transmitir informações aos demais.
O psicólogo deve ter atitude de interesse aberto, ou seja, estar totalmentedisponível e agir de forma que promova a expressão espontânea do outro, atitude não de julgamento, que tudo ouve sem críticas, procurar não ser diretivo, mostrar intenção de realmente compreender o...
tracking img