Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

1- WILHELM WUNDT É CONSIDERADO O PAI DA PSICOLOGIA MODERNA PELA CRIAÇÃO DO ISTITUTO EXPERIMENTAL DE PSICOLOGIA.
ELE RECEBEU ESTA DENOMINAÇÃO DE O PAI DA PSICOLOGIA MODERNA PELA CRIAÇÃO DO ISTITUTO EXPERIMENTAL DE PSICOLOGIA.

Wilhelm Wundt (1832-1926) é conhecido como o pai da psicologia moderna, segundo o que você vivenciou na tele aula que aborda o tema um docaderno de atividades, explique porque Wundt recebe essa denominação e também quais foram suas contribuições deste para o surgimento da psicologia científica.

R: Wilhelm Wundt é conhecido como o pai da psicologia moderna, pois seu trabalho tinha o objetivo de promover a psicologia enquanto ciência independente. Nesse sentido os estudiosos passam a definir seu objeto de estudo, delimitar seucampo (distinguir a psicologia da filosofia e da fisiologia), formular métodos de estudos e formular teorias. Mas não é possível afirmar que haja um único fundador da psicologia, já que ela surgiu relacionada à filosofia, na Alemanha no final do século XIX.
Wundt publicou o livro ‘’Elementos da psicologia fisiológica’’ em 1864 e criou o primeiro instituto de psicologia (laboratório), onde realizoumuitas experiências, analisando seus experimentos da consciência é reconhecida como ciência, processando assim a experiência consciente e imediata e distingui-se como observação e percepção estudou os processos mentais com experiências em sensações e percepções, seu laboratório foi muito produtivo de aspectos visuais, olfativos, táticos e sinestésicos, às mediu com intensidade.
Focou-se em fatosque fossem observados e media esses fatos pra chegar ao conteúdo objetivo.
O individuo era estudado em seu comportamento quando recebia estimulo e apresentavam sensações, para Wundt a psicologia é a ciência cujo objeto de estudo é a experiência e consciência imediata com conteúdo puramente objetivo. Uniu raízes filosóficas e cientificas para tornar a psicologia cientifica com métodoexperimental.
Então Wundt contribuiu para o surgimento da psicologia cientifica, pois com seu laboratório pôde realizar suas experiências de forma experimental com sensações, respostas aos estímulos provando a psicologia como ciência e assim justificando sua grande...

O principal pressuposto da teoria é que a aprendizagem em geral é sinônimo de formação de hábito e seus princípios são: 1 a aprendizagemacontece através da repetição a estimulo, 2 os reforços positivos e negativos tem influencia fundamental para formação dos hábitos desejados, 3 a aprendizagem ocorre melhor se as atividades forem graduadas.

2-) çamento vem a ser uma das formas de selecionar comportamentos, ou seja, selecionar “conseqüências”.  Segundo CHAVES e GALVÃO (2005) citando De Grandpre (2000) “o reforçamento tem sidointerpretado na Psicologia, como uma operação na qual a probabilidade ou força do comportamento é aumentada ou diminuída pelas suas conseqüências, isto é: por reforçadores ou punição (p. 726)”.
O reforçamento pode se dar através do “reforço positivo” ou do “reforço negativo”.
O “reforço positivo” é usado para aumentar a probabilidade futura da resposta que o produz e é quando se acrescenta uma“coisa boa” após o comportamento esperado.
O “reforço negativo” é usado para aumentar a probabilidade futura da resposta que o remove ou ameniza e é quando se retira uma “coisa ruim” após o comportamento esperado.
Segundo BOLTON e WARWICK (2005, p.117) “o condicionamento operante depende do comportamento sendo reforçado, positiva ou negativamente; o que por sua vez, determinará se o comportamentoaumenta ou diminui suas probabilidades de futuras ocorrências”.
Assim reforçamento são os estímulos que seguem uma resposta do organismo, afetando-o seja fortalecendo ou enfraquecendo a resposta, ou seja, através do é possível se estabelecer um padrão de respostas.

4-) Psicologia do Desenvolvimento

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

Hereditariedade – a Esta área de...
tracking img