Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIEDADE CAPITALISTA

No momento em que a criança nasce, a mãe se desdobra para atender todas as necessidades do filho, o que acaba não acontecendo por algum motivo. Algo esquecido, um choro mal interpretado, esta falha não absoluta é sadia para o bebê, que aprende a lidar desde cedo com a frustração que a vida nos expõe e que o ajuda a estruturar-se.
Apesar de esta falha sernatural e até saudável para o indivíduo, os pais sentem certa culpa por terem falhado, assim na tentativa de se redimirem, procuram preencher essas lacunas que deixaram na criação de seus filhos.
No capitalismo essa tentativa se voltou para o consumismo, os pais compram, tentando suprir essas carências dos filhos através do que é material, que pode ser comprado, principalmente pela falta de tempoque têm devido ao trabalho, outra característica do capitalismo, onde o ser humano é escravizado pelo relógio, fato este bem explícito na famosa frase: “tempo é dinheiro”.
Por conta disso, esse sistema em que os pais tentam reparar suas falhas de modo errado gera privação, a criança pode ter tudo, mas é privada da presença dos pais, de atenção e carinho, fato esse que pode gerar delinquência,que se não for reparada a tempo tende a se agravar.
O capitalismo vende a imagem da perfeição, de felicidade completa e perfeita, que através das propagandas convertem estes sentimentos de bem estar à necessidade de adquirir determinado objeto que está sendo vendido. Além de buscar convencer o indivíduo de que é possível ser feliz todos os dias, sempre focando a imagem ou o objeto vendido,para que isso ocorra, cria estereótipos perfeitos, conceitos estabelecidos, como exemplo, a imagem da modelo, que não possui celulites, estrias, gorduras sobrando, que se torna um exemplo a ser seguido, como se esta referência fosse melhor e até mesmo a única para se alcançar o sucesso, respeito e amor-próprio.
O indivíduo se ilude e procura cada vez mais pelo celular recém-lançado do mercado,pela busca do que é belo aos olhos da mídia, por um trabalho que pode até mesmo o desagradar, mais que lhe rende mais dinheiro, para consumir mais.
O papel do psicoterapeuta é bater de frente com a ideologia capitalista de que o tempo é curto e, portanto você deve consumir, buscando trazer a pessoa de volta pra realidade, pra descoberta de que a vida nos proporciona momentos que variam dealegria para tristeza, de um dia estar muito bem e em outro não estar, de que ter angústia ou perder algo ou alguém muito importante é normal e natural, que acontece com qualquer um, independente dos bens que possui.
A felicidade que o capitalismo vende não existe e as pessoas menos favorecidas sofrem mais por não terem condições de entrarem nesse ritmo de consumo onde o que manda é o dinheiro,o poder. Isso gera a loucura do mundo atual, não apenas para os menos favorecidos, mas a todos os infelizes consumidores.











Homem Primata
Marcelo Fromer / Ciro Pessoa / Nando Reis / Sérgio Britto

Desde os primórdios até hoje em dia
O homem ainda faz o que o macaco fazia
Eu não trabalhava, eu não sabia
Que o homem criava e também destruía...

Homem Primata CapitalismoSelvagem

Eu aprendi, a vida é um jogo
Cada um por si e Deus contra todos
Você vai morrer e não vai pr'o céu
É bom aprender a vida é cruel...

Homem Primata Capitalismo Selvagem

Eu me perdi na selva de pedra
Eu me perdi Eu me perdi...

"I'm a cave man a young man
I fight with my hands (With my hands)
I am a jungle man a monkey man
Concrete jungle! Concrete jungle!"

Desde osprimórdios Até hoje em dia
O homem ainda faz O que o macaco fazia
Eu não trabalhava, eu não sabia
Que o homem criava e também destruía...

Homem Primata Capitalismo Selvagem

Eu aprendi a vida é um jogo
Cada um por si e Deus contra todos
Você vai morrer e não vai pr'o céu
É bom aprender a vida é cruel...

Homem Primata Capitalismo Selvagem

Eu me perdi na selva de pedra
Eu me perdi eu...
tracking img