Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escalas
Vamos aprender a construir uma escala de dó a dó e com todos os acidentes. Para isto precisamos saber que entre mi e fá – si e dó não há sustenidos (#) ou bemol (b), e que o # e o b ocupam amesma casa, ou seja, um fá #esta localizada na mesma casa em que vamos encontrar o sol b
Logo temos
DÓ/#/RÉ/#/MI/FÁ/#/SOL/#LÁ/#SI/DÓ
OU
DÓ/b/RÉ/b/MI/FÁ/b/SOL/b/LÁ/b/SI/DÓMI--/FÁ/#-b/SOL/#-b/LÁ/#-b/SI/DÓ/#-b/RÉ/#-b/MI/
LÁ/#-b/SI/DÓ/#-b/RÉ/#-b/MI/FÁ/#-b/SOL/#-b/LÁ/
RÉ/#-b/MI/FÁ/#-b/SOL/#-b/LÁ/#-b/SI/DÓ/#-b/RÉ/
SOL/#-b/LÁ/#-b/SI/DÓ/#-b/RÉ/#-b/MI/FÁ/#-b/SOL/SI/DÓ/#-b/RÉ/#-b/MI/FÁ/#-b/SOL/#-b/LÁ/#-b/SI/
MI/FÁ/#-b/SOL/#-b/LÁ/#-b/SI/DÓ/#-b/RÉ/#-b/MI/
Transposição de tons
A transposição de tonalidades é o meio de fazer com que uma musica que você já tenha cifrado em casa, mas não conseguecantar por não conseguir alcançar a tonalidade, posso ser baixada ou aumentada, em sua tonalidade, de acordo com as suas necessidades, servindo também para facilitar o trabalho de outros instrumentosevitando que tenha que tocar em tonalidades difíceis de ser executadas.
Para isto utilizamos a escala
DÓ/#/RÉ#MI/FÁ/#/SOL/#/LÁ/#/SI/DÓ
Faremos dois exemplos para a sua compreensão
EXEMPLO 1Digamos que a musica foi feita originalmente nos acordes dó-sol, mas quando você a executa a sua voz não alcança algumas notas por serem muito agudas, é nesta situação que recorreremos ao uso datransposição de tonalidade e trocaremos os acordes por outros mais graves logicamente. Usando a escala acima vamos diminuir meio tom, ou seja, vamos localizar os acordes dó-fá-sol na escala e voltar um acorde.Resultado o acorde Dó passará a ser Si, o acorde Fá passará a ser Mi e o acorde sol passará a ser Fá#.
EXEMPLO 2
Digamos que o caso seja inverso, que a musica que você pretende executar é muito gravee você quer que a musica se torne mais aguda.Tomaremos como base os acordes mi-lá-ré, e usando a escala alteraremos um tom, ou seja, duas notas para frente.
Resultado o acorde Mi passará a...
tracking img