Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia da família
Textos

Elementos sobre a sociologia da família Portuguesa

Entre os primeiros trabalhos realizados sobre a família em Portugal encontramos três séries de monografias realizadas entre 1909 e 1934 por sociólogos Franceses e portugueses da Escola Playsiana.
Descamps (1939,1959) a partir de cerca de sessenta monografias de família realizadas em regiões diferentes dePortugal, evidenciou diversos tipos de família: a família desorganizada e instável (ou união de facto), dominante entre os assalariados agrícolas a sul do Tejo; a grande comunidade, (composta por vários casais e um grande numero de parentes co residentes); a família tronco, nas montanhas do norte; a família de casal simples no noroeste e a pequena comunidade (composta em geral por dois casais eexistente em diversas regiões do país).
A orientação geral de Descamps, incidia sobre os elementos de estabilidade e de solidariedade das sociedades e das famílias, o que estava de acordo com a ideologia do Estado Novo que via na família a célula base e a guardiã moral da sociedade. Do ponto de vista da história das ciências sociais o trabalho de Descamps foi um trabalho percursor uma vez que assentavanuma observação pormenorizada e na pesquisa empírica e porque foi o primeiro esforço para resolver questões de método levantadas pela articulação entre o descritivo e o explicativo, a teoria e a empírica o passado e o presente.
Esta abordagem empírica das famílias iniciada pelos seguidores de Le Play, foi retomada num contexto de desenvolvimento da etnologia nos anos 50 e 60 . Os dados recolhidospor Jorge Dias (1953,1961) nas suas monografia de comunidades aldeãs e os recolhidos por Callier-Boisvert (1968), confirmaram a existência de famílias alargadas e de casais co-residentes no norte do país.
Tal como os trabalhos de Descamps, os estudos realizados nos anos 50 e 60 inscreviam-se num discurso politico, social e literário que sublinhava os contrastes demográficos, geográficos,económicos e sociais entre regiões. Na viragem do século assistiu-se a uma emigração das regiões do norte para o Brasil que levou o historiador Oliveira Martins a evidenciar os traços que opunham a sociedade rural do norte á do sul. Durante os anos 50 e 60 a imagem do pais era marcada por variações regionais profundas, como se fossem dois mundos opostos o Minho e o Alentejo.

Modernização da sociedadeportuguesa e desenvolvimento da sociologia.

O desenvolvimento do estudo sobre a família em Portugal inscreve-se no estudo da sociologia portuguesa que emergiu ao longo dos anos 60 num contexto económico social da reorientação do processo de industrialização e da abertura do investimento estrangeiro, das guerras coloniais, numa época em que se verificou o abandono dos campos para a cidade e a umaforte emigração para a Europa.

Ciências sociais e reconhecimento do grupo doméstico

Desde o final dos anos 70 que a investigação sobre a família conheceu diversos desenvolvimentos. O primeiro refere-se á história social e á demografia da família. Robert Rowland (antropólogo) retoma as interrogações sobre a estrutura da família portuguesa .
A problemática da família foi sendo elaborada nasentrelinhas de trabalhos pertencentes às vária disciplinas, os quais optaram por objectos mais vastos de análise – a sociedade rural os movimentos migratórios, as classes sociais, a demografia, as mulheres, etc. Só a demografia histórica constituiu explicitamente a família em objecto privilegiado de análise, a sociologia e a antropologia bem como outras ciências sociais só se interessam pelafamília pelo seu papel em certos processos sociais como: a mobilidade social, a mudança da sociedade rural a socialização ou a construção simbólica.
Em 1986 Jean Kellerhals a convite do ISCTE realizou uma conferência sobre tipos de interacção na família e passado um ano a sua obra “Microsociologie de la famile” foi traduzida para português, a partir de então começaram a ser organizados seminários...
tracking img