Economia c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Fernão de Magalhães
ECONOMIA C – 12º ANO
TESTE DE AVALIAÇÃO
UNIDADE 01 – Crescimento e Desenvolvimento UNIDADE 02 – A Globalização e a Regionalização Económica do Mundo
Nome: _______________________________________________ Class: _______________

Duração do Teste: 90 minutos

2º TESTE – 09/12/2009

A prova é constituída por três grupos de itens:
O GRUPO I éconstituído por 10 itens de escolha múltipla.

O Grupo II é constituído por dois itens de resposta curta e orientada e um item de resposta extensa.

O Grupo III é constituído por um item de resposta extensa e orientada e por dois itens de resposta curta e orientada.

O Grupo IV é constituído por um item de resposta extensa e orientada e por dois itens de resposta curta e orientada.

Página 1 de 6 Grupo – I Para cada um dos itens que se seguem, seleccione a alternativa que considere correcta. Na sua folha de resposta, indique claramente o NÚMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. Será atribuída a cotação de zero aos itens em que apresente: mais do que uma opção (ainda que nelas esteja incluída a opção correcta); o número e/ou a letra ilegíveis. Em caso de engano, estedeverá ser riscado e corrigido, à frente, de modo bem legível.
1. A mundialização económica representa: a. A intensificação das relações económicas; b. A realização da intensificação das relações económicas à escala do planeta; c. Compreende o conjunto das trocas entre as diferentes partes do globo; d. Todas as anteriores. 2. A primeira Europeização do Mundo: a. Corresponde ao período dacolonização europeia dos territórios ocupados, associado aos descobrimentos; b. Corresponde à influência da Europa no mundo; c. Ocorreu dos finais do século XVIII até ao início do século XX; d. Decorreu entre 1760 e 1875, proporcionou a introdução de alterações significativas em bens, processos, modelos organizativos e no posicionamento competitivo das empresas e dos países. 3. A Segunda RevoluçãoIndustrial: a. Ocorreu a partir de 1887, período em que se assiste ao declínio do capitalismo concorrencial e individualista; b. Caracteriza-se pela utilização da energia proveniente da electricidade e do petróleo e pela utilização de eventos, como o motor de explosão, o telefone e o aço. c. As duas anteriores; d. À fragmentação do processo produtivo à escala do planeta, a deslocalização das produções, aimigração de trabalhadores, a construção de mercados e marcas globais. 4. Empresas ou grupo de empresas privadas, juridicamente ligadas umas às outras, exercendo as suas actividades e gerindo os seus bens em Estados diferentes, mas segundo uma estratégia global, denominam-se: a. Empresas transnacionais; b. Empresas multinacionais; c. Sistemas de Preferências Generalizado; d. Empresas da novaeconomia. 5. A Associação Europeia de Comercio Livre, criada em 1959 através da convenção de Estocolmo denomina-se: a. ASEAN; b. NAFTA; c. EFTA; d. MERCOSUL. 6. As multinacionais procuram obter vantagens comparativas decorrentes da: a. Utilização do acesso directo às matérias-primas ou bens primários; b. Estrutura cada vez mais oligopolista do comércio mundial; c. Perda de vantagem tecnológica nosmercados nacionais e diferença salarial; d. Todas as anteriores. 7. A Terceira Revolução Industrial está associada: a. À lenta circulação da informação; b. À deslocação das mercadorias; c. Aos avanços verificados nas telecomunicações e no audiovisual; d. À utilização da energia proveniente do petróleo.

Página 2 de 6

8. A Organização Mundial de Comércio (OMC), é uma organização mais eficaz doque o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), porque: a. Dispõe de mecanismos punitivos para os países infractores dos acordos; b. Negocia acordos multilaterais no comércio de mercadorias; c. Contribui com acordos de reforço dos obstáculos proteccionistas; d. Dispõe de mecanismos de identificação dos países infractores dos acordos. 9. Uma das características das multinacionais é a sua...
tracking img