Economia c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo 1
1 - Crescimento e desenvolvimento económico
O crescimento económico ocorre quando uma economia regista o aumento do produto ao longo de um certo período de tempo.
Geralmente avaliamos o crescimento económico através do aumento do volume de produção por habitante, outras vezes utilizamos a taxa de crescimento do produto.
O crescimento económico ao corresponder ao aumento na capacidadede produção de um país, deve ser entendido apenas como um meio, ainda que importante, para a sociedade atingir o fim que é o desenvolvimento.
Relativamente ao conceito de desenvolvimento o mesmo é um conceito mais abrangente e exigente do que o crescimento económico, pois não é suficiente existir crescimento para falarmos em desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento representa a melhoria dascondições de vida da população, traduzidas nas suas múltiplas vertentes, como aspectos materiais que inclui o vestuário, calçado etc., e aspectos imateriais que inclui melhores casas, redes de esgotos etc. Ou seja, o desenvolvimento representa a capacidade de satisfação das necessidades permitindo obter um nível de bem-estar adequado.

2– Os indicadores (crescimento e desenvolvimento económico)Os indicadores constituem o instrumento estatístico habitualmente utilizado na medição do desenvolvimento. Torna-se necessário o recurso a um conjunto diversificado de indicadores, quer de caracter quantitativo quer de caracter qualitativo. De facto, foi por si só nenhum indicador é suficiente para conhecer a realidade, apenas nos mostra uma pequena parte do todo social.
Existem indicadoressimples que englobam aspectos socioculturais, políticos, económicos e demográficos.
Também existem indicadores sintéticos que são, por exemplo, o IDH, IPH, IDG, MPG.

3 - Ciclos económicos (caracterização, conceito, recessão e expansão)
Um ciclo económico corresponde a uma oscilação do produto, do rendimento e do emprego de uma economia. Estas oscilações retractam movimentos ascendentes edescendentes do produto, preços etc. Estes movimentos constituem o ciclo económico que caracteriza todas as economias e que passa por fases de expansão e recessão. A expansão existe quando a economia regista taxas de crescimento do produto elevadas acima do previsto e consideram que um período prolongado de crescimento do produto com taxas é um “boom”. Já quando regista taxas de crescimento cada vezmais pequenas é designado por recessão. Redução do consumo das famílias, redução da criação de emprego e estagnação dos preços são características da recessão.

Grupo 2
1– Diferença entre mundialização e globalização e diferentes tipos de globalização
A mundialização designa a crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, o impulso das novastecnologias da informação e da comunicação etc.
Já a globalização representa a interdependência dos espaços nacionais aos mais variados níveis (económico, financeiro, politico ou socio e cultural) e não é um fenómeno exclusivo da sociedade actual. Os diferentes tipos de globalização são compressão do mundo (encurtar distancias físicas, culturais etc.), intensificação da consciência global (necessidadede uma igualdade de oportunidades).

Grupo 3
1 – O porque do crescimento da população mundial
A partir da segunda metade do século XVIII, começar a verificar-se uma tendência para o aumento populacional devido à diminuição nas condições da vida e da higiene e na melhoria da alimentação. A taxa de mortalidade e de fecundidade permanecem durante uma primeira fase ainda elevadas.

2– Asconsequências a nível económico, social e ambiental
A nível económico verificou-se que a produção mundial de bens industriais aumentou cerca de 2000 vezes e o comércio mundial cerca de 100 vezes. Para os países desenvolvidos, o crescimento económico era visto como a única forma de gerar emprego, assegurar os avanços técnicos e melhorar a vida da população. A nível ambiental para dar resposta às...
tracking img