Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSELHOS AOS LÍDERES DE ADOLESCENTES
Com acertos e desacertos, encontros e desencontros algumas lições aprendi (ainda aprendendo outras) ao longo desses trinta anos de ministério com os adolescentes:
1 – MOTIVAÇÃO PRINCIPAL: Amor ao Senhor Jesus!
2 – DESEJO MAIOR: Adolescentes Convertidos ao Senhor Jesus!
3 – CONTEÚDO EXCLUSIVO: A Palavra do Senhor Jesus!
Continuando...
4 – TESTEMUNHOPRIMORDIAL: Sua vida com o Senhor Jesus!
     O que os adolescentes esperam de seu líder não é perfeição, mas coerência de vida. Coerência entre o falar, pregar e exortar com as atitudes, comportamentos e ações. Ao errar, ao cometer uma injustiça, o líder confessa e se redime diante do Senhor e dos seus liderados.
     Os adolescentes não apenas observam seus líderes durantes as reuniões eencontros na Igreja, mas também fora deste ambiente estão atentos ao líder no papel de pai, mãe, esposo, esposa, filho, filha, membro da Igreja, trabalhador, etc. Testemunho de vida do líder é pleno quando há um casamento entre os seus carismas (desempenho) e o seu caráter (conduta). Impressione (imprimir-marcar) seus adolescentes primordialmente pelo seu caráter e depois pelos seus carismas.”Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo.” I Co 11:1
5 – SATISFAÇÃO PLENA: Cumprir a vontade do Senhor Jesus!
     O apóstolo Paulo mesmo preso, aguardando sua sentença de morte e após anos servindo ao Senhor, expressa sua satisfação escrevendo a Timóteo: “Combati o bom combate...” II Tm 4: 7. BOM, “bom combate”! Apesar de tudo, lutas espirituais, perseguições, naufrágios, etc., foi bom! Pauloestava convicto que o que fez foi dentro da vontade do Senhor.
     A agenda de um líder de adolescente deve ser preenchida com a vontade do Senhor e não com as vontades dos adolescentes ou pessoais ou vontades impostas pelo presente século.
     O ponto não é o que os adolescentes querem, mas o que eles precisam. Não é somente o que eles gostam, mas o que eles necessitam. Não é o que o mundooferece, mas o que a Palavra de Deus apresenta.

Não apenas “doces”, mas “vitaminas e nutrientes”! Nem sempre os resultados serão quantitativos e receptivos. Como Paulo, que cada líder possa falar com convicção: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” II Tm 4: 7
6 – PAPEL ÚNICO: Cooperar com os pais dos adolescentes!
     Líder de adolescente é auxiliar, coadjuvante,sendo os pais os protagonistas. Criação e educação é tarefa dos pais. Líder: não tente assumir o que é para os pais, sua missão muitas vezes será trabalhar, orientar e ministrar aos pais do que aos adolescentes.
     Não é tarefa da igreja ou do ministério dos adolescentes o crescimento e maturidade dos filhos, mas o privilégio é dos pais. Igreja ajuda, dá instrumentos, investe em capacitação, masquem prestará conta diante de Deus são os pais! “Pais... (não líderes) criai vossos filhos na disciplina e admoestação do Senhor.” Ef 6: 4
Desafio:
     Ser líder de adolescentes é conhecer o adolescente não apenas no seu bio-psico-social, pois nesta visão estão os líderes que não nasceram de novo, não se converteram ao Senhor Jesus. Neste caso UNICEF, ONGs e entidades assistenciaisexercem/suprem, até com certo valor, seus trabalhos com eles. Mas a Igreja, os líderes de adolescentes vão além, vão para o bio-psico-socio-espiritual.
     Portanto, líder, lembre-se, que você é muito mais pastor, profeta, evangelista, com os adolescentes que estão definindo a eternidade, do que um mero líder que os habilita (para algum talento) treina (algum ensaio), brinca com eles por um tempo noaqui e agora.
-------------------------------------------------
 
DEZ ERROS QUE UM LÍDER DE ADOLESCENTES NÃO PODE COMETER!
 1º. AGRADAR OS ADOLESCENTES mais que agradar ao Senhor. Optar por agitar e não transformar os adolescentes. 
2º. ATRAIR OS ADOLESCENTES para Jesus, mas usando valores mundanos. Baladinha no escurinho, etc. A atração é o Evangelho do Senhor Jesus e seus dis cípulos...
tracking img